Novidades

Cancelamento de férias

roller

Membro Conhecido
Eu quando marquei a viagem fiz um seguro de cancelamento, pois viajo com crianças, desta vez como levo o mais novo de 14 meses estou sempre com medo, pois com eles surgem sempre imprevistos, mas as clausulas são especificas e só dão para actuar em situações muito específicas
Este caso como são motivos profissionais poderia ajudar... mas cada seguro é um seguro com a respectivas condições....
 

roller

Membro Conhecido
Afinal eles enviaram-me uma folha com as condições, juntamente com o recibo... :(

"Cancelamentos:
Todas as reservas, depois de confirmadas, estão sujeitas a despesas de cancelamento que variam de acordo com as condições gerais do programa adquirido e que podem chegar a 100% do valor total da viagem."


Resumindo.... estou lixado!!! :(
E apelares a tua entidade patronal explicando a situação compensado ferias depois ou não gozando ferias no futuro, não consegues contornar a situação? eu ja passei por algo semelhante e consegui o OK. nao foi um valor tao alto mas ainda assim fiquei em "panico"...
 

Solitária

Membro Ativo
Os seguros de cancelamento podem ser accionados com mudança das férias por parte da entidade patronal desde que comprovada, eu não o poderia fazer pois sou trabalhadora independente
 
Pois... se tivesse um seguro de cancelamento safava-me. Mas não tenho :(

Quanto à entidade patronal, nada podem fazer. Aliás, estão a fazer os possíveis para me conseguir ajudar. O passaporte está há quase 2 meses para renovar um visto!!!
 

roller

Membro Conhecido
mas o teu problema é o passaporte?!?!?
Fazes um de urgencia e cancelas o outro ou das como perdido...

sei que ha uma maneira qualquer para ter passaporte para viajar na mesma quando temos um processo de visto a decorrer!! vou investigar
 
Há uma solução, mas eu não queria recorrer a ela. Que é sair daqui com salvo conduto. Só que depois para reentrar é uma complicação, e não queria passar por ela, por motivos profissionais. A minha empresa não tem culpa do sucedido, e saindo daqui com salvo conduto corro o risco de ficar em PT 2 meses sem poder regressar.
 

roller

Membro Conhecido
"Como pedir um segundo passaporte
Tenho, neste momento, dois passaportes, o que significa que boa parte das minhas dores de cabeça profissionais desapareceram. O momento é de celebração. Eu explico (e de permeio explico também como pedir um segundo passaporte a quem possa interessar).

O tempo para a emissão do visto de entrada no Irão varia entre 3 dias e 3 meses (a média andará à volta das 4 semanas) pelo que, por precaução, tenho por hábito solicitar o visto com bastante antecedência. Como é natural, não tendo passaporte em mãos, durante esse período de tempo fico impedido de viajar para fora do espaço Schengen.

É um problema comum a muita gente, especialmente quem emigrou para Angola ou outros países que têm processos de renovação de vistos de trabalho muito burocráticos e demorados, ou quem, como eu, faz das viagens a sua profissão. Eu já recusei várias viagens de trabalho por ter o passaporte numa qualquer embaixada à espera de visto.

Há dias, decidi resolver a situação, fazendo o pedido de concessão de um segundo passaporte junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Dessa forma, poderia viajar em reportagem para qualquer parte do mundo nas semanas / meses que antecedem qualquer viagem ao Irão, bastando usar o segundo passaporte enquanto o primeiro fica na embaixada à espera de um outro visto para uma viagem futura.


O que diz a lei sobre a concessão de um segundo passaporte
Em situações excecionais, a lei permite a um cidadão português ser portador de 2 passaportes distintos: “A concessão de segundo passaporte a titular de outro ainda válido, apenas poderá ocorrer em circunstâncias excecionais, devidamente fundamentadas e sempre que se conclua que a sua emissão corresponde ao interesse nacional ou a um interesse legítimo do requerente decorrente das relações entre Estados terceiros. [art.27.º nº 1 do DL 138/2006,de 26JUL]”.

O meu caso pareceu-me enquadrar-se no referido “interesse legítimo do requerente”, já que estava impedido de viajar – e como tal de trabalhar – durante longos períodos de tempo.

Pedir um segundo passaporte é, pois, legítimo em determinadas condições, e há cada vez mais gente a pedi-lo, ao ponto das autoridades considerarem que o procedimento se está a tornar “demasiado banal” – como me foi explicado. É importante, por isso, não abusar.

É certo que a vida profissional nos dias presentes acarreta novas exigências em termos de mobilidade, nomeadamente pessoas a trabalhar em países como Angola, ou outros, onde a renovação dos vistos de trabalho pode demorar vários meses, mas é bom ter em mente que possuir dois passaportes deve ser considerado uma exceção e não a regra. Só assim as autoridades continuarão a conceder um segundo passaporte a quem efetivamente precisa dele por motivos profissionais.


Pedir um segundo passaporte na Loja do Passaporte
Dirigi-me à nova Loja do Passaporte existente na área das chegadas do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, com o objetivo de pedir um segundo passaporte. Fui recebido de forma profissional pelo funcionário do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, expliquei os motivos do meu pedido e o mesmo foi considerado pertinente, apesar de me ter sido informado que a decisão final sobre a concessão ou não do segundo passaporte seria tomada pelos serviços, “em Lisboa”.

Para além da documentação que tinha levado, faltava-me ainda apresentar uma prova concreta da necessidade de viajar para outro país na altura em que o meu passaporte iria estar na Embaixada do Irão, pelo que tive de proceder a uma reserva de voos para esse destino.

Eis os documentos necessários para pedir um segundo passaporte:

1. Requerimento escrito e assinado pelo próprio, fundamentando as razões pela qual solicita segundo passaporte e onde constem os seus contactos pessoais (formulário próprio disponível nos postos de atendimento);
2. Cópia do passaporte de que é titular, nomeadamente da página biográfica e de todas as páginas com vistos e carimbos;
Em função da situação alegada, podem ser requeridos outros documentos como prova complementar para fundamentação do pedido:
3. Declaração da empresa com informação das funções do requerente e corroborando a necessidade de obter segundo passaporte;
4. No caso de o passaporte se encontrar retido em organismo oficial (exemplo: Embaixada), deve o requerente apresentar também declaração dessa entidade que confirme o facto;
5. Comprovativo de viagem, como um bilhete de avião.

Na segunda visita à Loja do Passaporte, a documentação que levei já estava em ordem. O funcionário, sempre diligente, recebeu e analisou o formulário, a carta da empresa, as cópias de todos os vistos (e eram muitos) e as passagens aéreas para Nova Iorque e Teerão em dezembro. Tudo muito célere, descomplicado mas profissional.

Convidou-me a entrar para efetuar os procedimentos normais de obtenção de um passaporte eletrónico nas máquinas que existem para o efeito (nas Lojas do Cidadão, por exemplo) e, poucos minutos depois, o processo estava terminado. O último passo foi pagar os 75€ que custa o serviço (65€ pela emissão do passaporte mais 10€ pelo facto de ser o segundo passaporte).

Quando, uma semana depois, voltei à Loja do Passaporte no aeroporto Francisco Sá Carneiro e perguntei por “novidades” relativamente ao meu segundo passaporte, a resposta veio pronta: “está aqui há pelo menos 3 dias”."

INFO: http://www.pep.pt/PagesPT/Faq/faq25.aspx
 

roller

Membro Conhecido
LOOL eu sabia que já tinha lido... esta situação e ja me tinha questionada sobre este mesmo assunto quando tive o meu passaporte na embaixada de Angola 3 semanas para obter o visto e pensei " e se precisar amanha de viajar?" e descobri esta info.

Confesso que não li como deve ser o primeiro post e sempre pensei que fosse problema da empresa e nao do passaporte... o_O

E a ultima coisa que quero e´que um amigo nosso daqui do PV fique sem férias!!!:D
 
Roller, o meu problema é outro.... O meu passaporte está a renovar o visto de trabalho, precisamente em Angola, no SME, há quase 2 meses!!! O problema é não conseguir sair daqui, de Angola! Posso sair com salvo conduto mas corro o risco de ficar muito tempo em Portugal sem conseguir regressar - risco que não quero correr.
 

roller

Membro Conhecido
na embaixada de PT não te safas? com a declaração em como tens o passaporte em renovação de visto?!

é que é um situação MEGA chata!!!
 

ploferreira

Administrador
Staff
Se estivesses em Portugal tratavas do segundo passaporte sem problemas nenhum, estando fora de Portugal, duvidado que consigas tirar ai outro passaporte.

Tenta passar na embaixada de Portugal e explicar a situação a ver se te conseguem emitir o segundo passaporte para vires a Portugal enquanto não sai o Visto de Trabalho.
 

roller

Membro Conhecido
Se estivesses em Portugal tratavas do segundo passaporte sem problemas nenhum, estando fora de Portugal, duvidado que consigas tirar ai outro passaporte.

Tenta passar na embaixada de Portugal e explicar a situação a ver se te conseguem emitir o segundo passaporte para vires a Portugal enquanto não sai o Visto de Trabalho.
Era isso que me referia... perdido por 100 perdido por 1000! Boa sorte!!!
 
Já me estive a informar. Só com salvo conduto é que consigo sair daqui. O problema é o regressar. Se o passaporte não sair no tempo em que estiver em Portugal, teria que tirar novo passaporte e novo visto para reentrar em Angola. As implicações que isto poderá ter são muitas e chatas..... Não quero arriscar.
A solução será adiar as férias, perdendo o valor da alteração, ou perder o valor total das férias............ :(

O que queria perceber é se há alguma entidade reguladora que me possa ajudar neste caso, mas junto da agência. Ou seja, evitar perder os 100% da viagem.
 

lfdm

Membro Conhecido
Pode ser disparatado, mas penso existir outra abordagem. Porque não tentas vender a viagem a outra pessoa?

Tentavas vender a viagem mais barata do que a compras-te a outra pessoa e ficavas com o ónus da transferência da reserva. Assim, provavelmente não perdias tudo e a outra pessoa provavelmente ficaria feliz por comprar uma viagem mais barata. A agência também agradecia, porque assim ainda conseguia ganhar mais uns trocos....

Verifica o preço para alteração da titularidade da reserva.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Pedro, sem fazer uma análise exaustiva da situação, o artº 26º do Decreto Lei 199/2012, que regula a actividade das agência diz o seguinte:

Artigo 26.º

Direito de rescisão pelo cliente
O cliente pode rescindir o contrato a todo o tempo, devendo a agência reembolsá-lo do montante antecipadamente pago, deduzindo os encargos a que, comprovadamente, o início do cumprimento do contrato e a rescisão tenham dado lugar e uma parte do preço do serviço não superior a 15 %.


Parece-me que te estão a tentar enganar, acho que feitas as contas aos encargos que vão ter (e que têm que demonstrar) e aos 15% do preço total a que podem ter direito ainda vão ter que te devolver parte dos 900 euros (dependendo, claro, do preço total da viagem).
 
Ah! Era mesmo este tipo de informação que necessitava. Obrigado Pedro!

Vou já analisar melhor esse decreto para me defender perante a agência.
 
Top