Novidades

Bélgica em 5 dias: O que visitar?

inesaldeia

Membro Conhecido
Olá a todos!

Estou a planear uma viagem à Bélgica em Junho e o voo e hotéis já estão marcados.
Aproveitando a abertura da rota de Bruxelas Zaventem a partir de Lisboa com a Ryanair, decidimos marcar a viagem dado que não somos fãs de aeroportos secundários como o Charleroi, a não ser que tenhamos alguma coisa a ganhar em termos de visitas.
Vamos fazer uma viagem de 5 dias pelo país e já temos a rota estabelecida com dormidas em:

- Gent

- Brugges

- Antuérpia

- Namur

- Bruxelas

Vamos viajar de cidade em cidade de comboio. Vai ser a loucura não perder os pontos-chave das cinco cidades. A localização em Namur prende-se maioritariamente em não perder a visita a Dinant que parece ser uma localidade fabulosa.
Gostava que deixassem as vossas sugestões sobre sítios a não perder, dado que o tempo não abunda. Se tiverem outras dicas de viagem sobre transportes, gastronomia, etc., agradeço.

Obrigada :D

Inês
 

VOADORA

Membro Ativo
Olá Inês,

Gent e Bruges é lindo demais, fui apenas um dia de excursão à partida de Amsterdão, mas gostaria de voltar...aproveita bem
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Olá Inês
Fantástica escolha
Tens 2 reports meus por aí sobre Gent e sobre Brugges.
Garanto que vais adorar pois tanto uma como a outra são cidades fantásticas , com os canais e com pessoas muito simpáticas.
Bruxelas parece que não mas tem bastante que ver
Antuérpia tem o centro histórico e pouco mais , a não ser que estejas compradora de alguns diamantes.
Não te esqueças das batatas fritas que há por todo o lado e não te metas nos mexilhões , são caros e não sabem a nada.
Alguma dúvida que tenhas vai dizendo

Report Gent
Report Bruges


Bj
J.Paulo
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Olá João Paulo!

Ainda bem que me alertas para a existência desses 2 bons reports! Serão os seguintes??
https://www.portaldasviagens.com/topic/14721-report-bruges-a-magia-medieval/
https://www.portaldasviagens.com/topic/14838-report-gent-a-princesa-belga-by-jjppmm/

Fotos e contextualização excelentes, como já nos tens vindo a habituar.
Já li ambos os reports, mas há tanta informação preciosa que terei de os ler mais vezes.
As minhas dúvidas prendem-se fundamentalmente com gestão de tempo a dedicar ao que vale a pena ver (o que não deve ser fácil escolher...), dicas de transporte (já vi que fizeste a viagem de carro e certamente não poderás dar grande ajuda no plano dos transportes públicos), valores gastos em alimentação e afins (passo a vida a orçamentar e pelo que tenho lido não é fácil encontrar sítios com bons preços na Bélgica).
Diamantes garantidamente não irei comprar :D As batatas fritas não me deixam entusiasmada, mas tenho de provar na mesma. As Waffers é que podem fazer-me cometer o pecado da gula. Mexilhões deixo para comer em Portugal :D Obrigada pela dica.

Beijinhos

Inês
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Olá Inês

Pois quanto a transportes não te posso ajudar muito.
Eu aluguei carro na Avis a 32 Euros / dia . Como eramos 4 pessoas compensou e muito pois um dos dias dedicamos a Amesterdão numa passagem muito rápida.
Quanto ás comidas em geral e comparativamente com a nossa é cara. Agora depende do que queres comer .Nós como alugámos casa em Bruxelas , optámos por fazer uma refeição melhorada à noite e durante o dia comiamos em alguns supermercados que têm sopas e umas saladas bastante saborosas além das batatas claro.
Na altura os combustiveis estavam ao preço de Lisboa , não sei como estarão agora.

Os passeios de barco em Brugges pelo que vi rondavam os 3 Euros / pessoa mas atenção que na altura que estive os canais estavam gelados e esta informação vem de paineis que se encontravam junto a alguns molhes de barcos.

As ligações de carro entre Bruxelas e estas duas cidades são muito rápidas pois são feitas em autoestrada . Já simulaste o aluguer do carro para ver se te compensa ?

Qualquer dúvida diz

Bj
J.Paulo
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Bom dia João.

Fazer uma simulação de aluguer de carro na Autoeurope foi logo a primeira coisa que fizemos, ainda antes de pesquisar os hotéis. Os preços que vimos eram bastante caros tratando-se de 5 dias em Junho, certamente é época alta. Basicamente comparámos o valor do aluguer do carro mais barato sem seguros extra e esse valor por si só era mais caro do que bilhetes de comboio para os dois entre as cinco cidades. Aí desempatámos logo a situação dos transportes.
Depois a nível hoteleiro encontrámos boas opções junto às estações de comboios, o que facilita as visitas. Também fomos lendo em tópicos do tripadvisor que em Brugges e em Gent, por exemplo, estacionar no centro da cidade é caro.
Também me tinha lembrado dos supermercados que são o fiel amigo em viagem. Como não vamos optar por tomar pequeno almoço nos hotéis, dado que os preços são elevadíssimos, vou mesmo procurar supermercados para o efeito. Em Antuérpia já vi no Google Maps que tenho um LIDL mesmo ao lado e nos outros locais há algumas opções em caminho. Isso não será certamente problema. Ainda bem que me falaste das sopas e saladas, que assim já sei o que procurar para comer :D
A dica do passeio de barco em Brugges também é muito boa. Já a tinha lido no teu report. Vamos querer fazer certamente.

Obrigada mais uma vez pela ajuda!

Bjs

Inês
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Olá Inês

Pois desculpa , eu esqueci-me que nós quando fomos era Janeiro ......... :)
Claro que os preços de carros são diferentes.

Bj
J.Paulo
 

inesaldeia

Membro Conhecido
O preço em Junho não difere assim tanto dos valores que indicaste em janeiro. Contudo, dado que o comboio vai sair a cerca de 60€ por pessoa e dado que somos só dois, acaba por ser sempre mais barato.
[/URL]
 
Última edição por um moderador:

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Aluga uma bicicleta com 2 lugares assim fica mais barato!!!

E leva na mochila carvão e chouriças, assim poupas na alimentação também...

Todo o dinheiro contado ao cêntimo mesmo á Inês :boxing:

Boa viagem!!! Depois queremos report sff...
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Tiaguinho,

Bicicleta de 2 lugares só com um a pedalar (o Rui, não eu que sei andar e mal) era capaz de não dar bom resultado.
(Fazer) Grelhados não é comigo!
De orçamento (o meu) percebo eu!! Temos mais viagens para este ano além desta e do resto que já foi feito desde janeiro, incluindo uma honeymoon. Vai haver muito por onde gastar e os ordenadinhos entretanto reduziram significativamente.
Report talvez. Não garanto. Mais de 3 dias já dá um report com muito trabalho. Mas entretanto tenho de fazer o da Terceira onde estivemos há duas semanas, até porque não há quase informação nenhuma sobre o destino aqui no portal.
Vê se me trazes um íman do Dubai (eu pago) para a minha coleção :D
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
inesaldeia disse:
Tiaguinho,

Bicicleta de 2 lugares só com um a pedalar (o Rui, não eu que sei andar e mal) era capaz de não dar bom resultado.
(Fazer) Grelhados não é comigo!
De orçamento (o meu) percebo eu!! Temos mais viagens para este ano além desta e do resto que já foi feito desde janeiro, incluindo uma honeymoon. Vai haver muito por onde gastar e os ordenadinhos entretanto reduziram significativamente.
Report talvez. Não garanto. Mais de 3 dias já dá um report com muito trabalho. Mas entretanto tenho de fazer o da Terceira onde estivemos há duas semanas, até porque não há quase informação nenhuma sobre o destino aqui no portal.
Vê se me trazes um íman do Dubai (eu pago) para a minha coleção :D
Combinado
 

VOADORA

Membro Ativo
Inês,

Chegaste de fazer a viagem? Como dividiste os dias? Um dia em Brugges é suficiente? Atenção que a minha preparação fisica não é das melhores, mas aguento-me com calma.

Gent 1 dia chega? Onde fizeste a base de dormidas?

Obrigada
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Olá Voadora.

Sim. Fiz a viagem no início de junho.
Eu penso que com calma tudo se faz, embora nós tenhamos tido a agravante do calor que não foi coisa pouca.
Penso que 1 dia chega para Bruges, pelo menos para o nosso planeamento chegou.
Para Gent também chega. São cidades relativamente pequenas e têm as atrações perto umas das outras.
As dormidas foram feitas nos seguintes locais:
Gent: http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g188666-d228125-Reviews-NH_Gent_Sint_Pieters-Ghent_East_Flanders_Province.html
Bruges: http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g188671-d1771034-Reviews-Hotel_Ibis_Budget_Brugge_Centrum_Station-Bruges_West_Flanders_Province.html
Antuérpia: http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g188636-d654220-Reviews-Ibis_Budget_Antwerpen_City_Central_Station-Antwerp_Antwerp_Province.html
Namur: http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g188663-d251879-Reviews-Ibis_Namur_Centre-Namur_The_Ardennes_Wallonia.html
Bruxelas: http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g188644-d673862-Reviews-Husa_President_Park-Brussels.html
Fizemos tudo de comboio de cidade em cidade e acredita que é a opção mais certa. É muito mais barato que alugar carro e é bastante prático e confortável. Todos os hotéis foram escolhidos não só por serem opções mais em conta (a Bélgica é um país caro), mas também por se encontrarem estrategicamente posicionados em relação às estações de comboio que iríamos utilizar. Era chegar, check-in, deixar malas no quarto e toca a ir conhecer a cidade.
É imperdível a visita à cidade de Dinant na Valónia.
Alguma dúvida que necessites ver esclarecida, dispôe.

Inês
 

inesaldeia

Membro Conhecido
rmonteiro,

Neste momento não há tempo para fazer reports com a preparação de casa, casamento e lua de mel na China.
Todos os anos faço o projeto de 1 ou 2 álbuns digitais referentes a todas as viagens que faço num ano. 2013 já está em atraso porque nem isso tive tempo de fazer.
Um report aceitável (nos meus parâmetros) da minha viagem à Bélgica iria demorar no mínimo 4 a 5 dias a ser feito. De qualquer forma, estou disponível para ajudar, tanto quanto puder, quem esteja a considerar uma ida até à Bélgica.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Compreendo.. a vida não facilita, no teu caso por uma boa razão,casamento lua de mel etc eheh
. Bruxelas é uma cidade que tenho curiosidade e gosto sempre de ler.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
É, sem dúvida, por boas razões, mas o meu tempo anda mesmo muito limitado porque há sempre 1001 coisas para fazer e resolver.
A meu ver Bruxelas não sendo de todo desinteressante, será o menos interessante que conheci na Bélgica.
É uma terra de todos e de ninguém, porque no fundo quase toda a população que lá vive é de outros países. Gostei especialmente de andar sempre de transportes públicos nas deslocações que fiz e ficar com uma ideia da dinâmica da cidade. Há mais para ver em Bruxelas do que se possa pensar e de certeza que não é o Manneken Pis.
 
Top