Novidades

Apresentação - Rolling Home

Rolling Home

Membro Novo
Bom dia, boa tarde ou boa noite conforme a hora que lerem a minha apresentação.

Sendo um amante de viagens, encontrei este fórum numa das minhas inúmeras pesquisas sobre o que visitar. E cá estou eu a fazer a minha apresentação.

Durante vários anos viajei por esse mundo fora. Estados Unidos, Turquia, Itália, França, Alemanha, Suíça, Holanda, Espanha, França são alguns dos países que compõem a lista.
Recentemente optei por outra forma de estar e viajar. Actualmente faço-o de "casa às costas", numa autocaravana.
Dedico-me agora essencialmente a conhecer o nosso Portugal.
Tendo dado uma vista de olhos pelo fórum, apercebi-me que não é prática habitual de quem o frequenta. É uma forma de viajar que nem por isso agrada a todas as pessoas.
Pessoalmente optei por esta forma, pela liberdade que nos permite ter, e por não gostar de planear pormenorizadamente as minhas viagens. Gosto de improvisar a cada passo. Se gosto fico e exploro, se não gosto parto para o próximo destino. A estadia está sempre garantida.
Para quem nunca teve experiência no mundo do autocaravanismo, posso adiantar que tem todas as comodidades essenciais de uma casa, apenas em ponto pequeno. Desde cozinhar e comer, acompanhado de uma cerveja fresca, tomar um banho de água quente, uma sala onde ver um pouco de televisão, um quarto onde dormir tudo é possível. Com a grande vantagem, somos nós que escolhemos a paisagem com que queremos acordar. Desde o centro da cidade mais agitada, à aldeia mais remota.

Votos de boas viagens para todos, sejam elas a pé, de avião, de carro ou de bicicleta.

Rolling Home
 

Bee

Membro Conhecido
Olá

Sê bem-vindo ao Portal :D

Auto-caravanismo para mim não... por causa dos preços das caravanas :D
Tenho um amigo que tem uma e é uma verdadeira casa... tem tudo la dentro.

Tirando a questão do preço, porque não? É mais uma maneira de viajar.

Serão bem-vindas as tuas experiencias. Contamos em lê-las. :p
 

Nuno

Administrador
Staff
Boas,

É um tipo de actividade que me agrada bastante ... diria até que no verão fico com inveja daqueles casais que depois de eu sair da paia começam a acender os grelhadores para jantar ao cair do sol :p

A opção de tomar uma decisão para onde ir e quando ir é realmente fantástico :D
Irei de certeza experimentar, mas um pouco mais tarde!
 

mokas

Membro Conhecido
Olá! Bem vindo a este cantinho!


Pela tua apresentação, com certeza que deves ter muitas experiências para partilhar conosco! Que tal um report/ diário dessa tua viagem pelo nosso país?
 

Vivi

Membro Ativo
Olá.....
Este tópico vem mesmo a calhar!!!!! O meu sogro comprou uma autocaravana, muito bonita, é uma autentica casa..... o meu marido quer embarcar numa aventura em autocaravana, mas eu não estou muito animada.....não me estou a ver ir de férias e ter que fazer comer, limpar, etc e acho que deve ser cansativo para quem vai a conduzir.... Mas é uma questão de experimentar....se calhar até gosto....

Venha um report para abrir o apetite.....

Bjs....
 

Rolling Home

Membro Novo
Obrigado a todos pelas boas vindas. Apesar de ainda ser um recente autocaravanista, poderei partilhar da minha experiência, que até agora tem sido excelente.

Debora_F, a oferta actual de autocaravana já nos permite optar por um grande leque de ofertas, e já se compra uma autocaravana usada por preços bastantes acessíveis. No meu caso pus pés a caminho da Alemanha, onde a oferta é bem maior e os preços bem mais competitivos. Acabei por fazer um excelente negócio. Apesar de alguns anos, a AC estava irrepreensível.

Nuno, sem dúvida que é um dos pontos mais vantajosos, a liberdade de escolha para onde ir e quando ir. Regra geral, em viagem apenas penso para onde vou a seguir depois de ter visitado o local onde me encontro. E se este agradar fico mais tempo. Se não agradar, olha-se o mapa, dá-se à chave e segue-se caminho.
Agora há que ter atenção que existe um código de conduta, que infelizmente nem todos os autocarvanistas seguem. Muitos comportam-se como se não existisse mais ninguém ao cimo da terra, e têm uma enorme dificuldade em diferenciar "autocaravanismo" de "campismo", espalhando acessórios (como cadeiras, mesas, toldos, fogareiros, etc) como se num parque de campismo estivessem.

mokas , assim que tiver tempo criarei um tópico onde possa partilhar locais visitados.

viviana, como referi na minha apresentação, este é um modo de viajar que não agrada a todos. Mas já constatei que por vezes não agrada por mero desconhecimento. Se a viviana tem a oportunidade de experimentar, ainda para mais numa autocaravana de um familiar nem pense duas vezes. Na pior das hipóteses, se não gostar não volta a repetir. Confesso que antes de ter tido a primeira experiência eu não me via a passar uma semana de férias dentro de uma. Apenas fins de semana ou no máximo 3-4 dias. No entanto a minha última viagem durou 10 dias por Portugal e Espanha, e só não durou mais porque se abateu um temporal de Norte a sul do país (a grande vantagem: não tinha hotéis pagos, simplesmente regressei a casa).

Agora no que toca às questões de cozinhar e limpar. Cozinhar é uma opção. Pode optar-se por fazer refeições fora. Eu faço algumas afim de conhecer melhor a gastronomia do nosso país, mas muitas delas faço na AC. Claro que opto por refeições mais práticas, que não precise de muita "tacharia" para a fazer.
Referente a limpezas, no interior garanto que é mais fácil limpar que uma casa! Afinal é um espaço reduzido. Limpeza de águas cinzentas (do banho e da cozinha) e águas negras (da sanita) são hoje em dia muito facilitadas com as diversas áreas de serviço para autocaravanas que vão surgindo por este Portugal fora. Em poucos minutos despeja os tanques de água suja e enche os tanques de água limpa. A autonomia desses mesmos tanques depende apenas do racionamento de água que se fizer. No principio 150 litros de água parece não darem para nada. Com a prática parece que nasce água dentro dos tanques ;)
Para finalizar, a questão do cansaço da condução não será certamente um problema. Em primeiro lugar, com estes veículos viaja-se a uma velocidade bastante inferior a de um automóvel, pelo que nos dá para ir apreciando a paisagem tornando a viagem mais divertida. Já me aconteceu reparar em pormenores paisagísticos ao viajar de autocaravana que nunca tinha reparado quando por lá passei N vezes de carro. Para ajudar, existe a descontracção de não ter que estar em determinado local a determinada hora por causa de uma reserva (a menos que haja outros compromissos pessoais).

Edit: Para acrescentar uma dica à viviana, que certamente será dada também pelo sogro, tem a ver com as dimensões da autocaravana. Eu não sei qual o comprimento da mesma. A minha tem 7 metros, como tal aconselho a evitar ruas em locais históricos (daquelas muito bonitas em empedrado mas estreitas). Normalmente quando me dirijo a esses locais históricos, procuro onde estacionar a AC fora deles. De preferência onde transmita alguma segurança para a deixar (rua movimentada, perto de um posto de polícia ou GNR, etc). A partir daí, um calçado confortável faz o resto. Ao passar em ruas estreitas lembrar que a autocaravana pode medir até 3 metros de altura (no caso da minha) e é preciso cuidado com algumas varandas.


Alguma dúvida disponham

Cumprimentos a todos e até breve.
 

PGoncalves

Membro Novo
Ora viva! Andava aqui pelo forum a pesquisar sobre o tema Autocaravanismo e achei o tópico interessante. Ainda assim tenho algumas dúvidas de newbie, pois nunca fiz autocaravanismo.
Tenho em mente em me aventurar no alugar uma autocaravana e fazer um percurso jeitoso, tipo, centro ao norte portugal, espanha-Barcelona, Madrid, Portugal again.
Seriam cerca de 4 a 6 pessoas numa autocaravana.
Para ter uma ideia, algúem me pode ajudar com indicações de qual o melhor local para alugar, o que deve ser tido em atenção no aluguer.
Quanto aos gastos, consumos etc e tal, agradeço algumas dicas também dos mais experts na matéria.
Relativamente a percurso este foi o que me veio à cabeça agora mas se houver a sugestão de outro interessante melhor...

Abraço
 
Top