Novidades

Alugar carro no México

evjsil

Membro Novo
Quanto tempo se demora a chegar a Chitzen Itzá de carro, claro que cumprindo os limites de velocidade :devil:
De playacar (Riu Tequila) nas calmas, 2h40. As estradas ótimas, sem portagens, extremamente bem sinalizadas. O meu marido que nunca foi de se meter nestas coisas de conduzir nas ferias , foi o primeiro a dizer que foi uma excelente opção.
 

Rui N

Membro Novo
Acabei de regressar e vou contar-vos brevemente a minha experiência com o carro alugado no México.

Tal como já tinha planeado antes de partir, fiz uma excursão a Tulum e Xel-Ha em grupo mas queria fazer muito mais por mim próprio. O Jimenez da Soltour pinta um panorama assustador, é tudo terrível, perigoso, tenebroso, o melhor é a malta fazer tudo com eles. Acabei de escrever uma resposta no tópico das "Excursões" que os interessados devem ler...

Voltando ao aluguer, os factos são os seguintes: fiz Coba, Akumal, Chichen Itza, cenote Ik-Kil e passei por Valladolid num total de cerca de 870 km sem problema nenhum. Ou melhor, já conto mais à frente.

O preço? Não vou entrar em detalhes mas digo-vos o seguinte, levei um carro da Blueway em Playa del Carmen a um terço do preço que a Aviz em frente ao Playcar queria. Se os seguros eram iguais? Lamento meus amigos, mas isso pouco me importa; eu aluguei um meio de transporte e não um pacote de seguros contra furações, inundações e outras tretas! Fiz um seguro básico contra terceiros e siga!

Um pequeno senão, nem tudo correu na perfeição porque levantei o carro de manhã cedo antes do grande calor e o AC parecia funcionar bem mas depois, debaixo dos 40 graus do interior, tive que abrir a janela que o AC não se aguentava. Mas confesso que foi muito bom, nas povoações falei com as pessoas, há miudos a vender pão e fruta, com a janela aberta sente-se o México profundo de uma forma que nenhuma excursão permite!

Como foi que fiz? Quinta-feira, saí de Playacar às 13h, depois de almoço, direito a Coba. Foi do melhor, alugar bicicletas, passear à nossa vontade no meio da selva, sem horários a cumprir. Ainda se pode subir à pirâmide! Atenção, é só para gente com desenvoltura e com boa capacidade física! O calor é enorme, o esforço da subida também. Na descida vi pessoas em sérias dificuldades... fica o aviso!

Sair de Coba por volta das 16h, 16h30 e chegar a Akumal passada uma hora. Levem uns óculos de natação ou o vosso snorkel. Não se deixem levar pela treta de pagar para ver as tartarugas, elas estão lá, são selvagens! Eu não perdi nem um minuto a ouvir os fulanos, logo para dentro de água, afastei-me da praia cerca de 150 m e lá estavam elas, a nadar e a alimentar-se no fundo, tartarugas com meio metro de comprimento a nadar ao nosso lado!

E estavam feitas duas "excursões" ao meu ritmo.

Dia seguinte, sair cerca das 7h30 para Chichen Itza. Caminho óptimo, estrada de luxo, piso impecável, bem sinalizada. Chegada às 10h e muito tempo para ver e fotografar e regatear com os milhares de vendedores. É pena que o sitio mais parece uma feira que uma atracção arqueológica. Mas é um espanto e aconselho vivamente.

Agora vem o detalhe curioso. Por volta das 13h30, 14h, decidimos vir embora. Chego ao carro e, idiota, constato que deixei as luzes acesas! Bateria morta! Nada de pânico, dirigi-me imediatamente ao primeiro polícia, armado com um revólver tipo Dirty Harry e pedi-lhe ajuda. O cavalheiro, pega no telemóvel, chama um outro polícia, e entretanto eu já com o capot aberto, chega um funcionário do parque. Um dos polícias vai imediatamente buscar a sua viatura, um jipão de tipo americano, mas devido ao separador do estacionamento não dava para me ajudar naquela posição. Sem stress, eles começam logo a empurrar o carro comigo para o colocarmos noutra posição, o jipão deu a volta, encostou de frente e já está! Fiquei atónito! Dei 100 pesos de propina, não sei se fiz bem ou mal, sinto-me sempre desconfortável com estes pequenos gestos mas a verdade é que eles foram de uma atenção e de uma prontidão exemplares!

Queria ver, cá em Portugal, um GNR ou PSP a dar "chucha" com a sua viatura a um "camone"... Eu ensino o meu filho a respeitar e confiar na autoridade mas acho que a nossa rapaziada cá não fazia isto.

O que interessa é que segui em direção ao cenote Ik-Kil que fica no caminho, e já o tinha visto na passagem para lá. Aqui fiz algo que pode ser melhorado num vosso eventual futuro planeamento. Estávamos famintos e sedentos, pagámos os 150 pesos/pessoa (sem bebidas) do buffet do restaurante mas mal comemos porque queríamos ir nadar. Mas pronto, levem toalhas do hotel, levem roupa para mudar, há duches, armários para alugar e é um espanto! O cenote é um espectáculo! Tem muita gente, é muito conhecido, mas pouca gente salta para a água e nada. Eu passei lá mais de uma hora a mergulhar, nadar com os peixes gato e a tirar fotos!

Sair da lá perto das 16h30 e chegar a Playacar pelas 19h. Pelo caminho, passei por Valladolid mas não entrei, estava a chuviscar e confesso que não tinha planeado visitar a cidade. Entre Valladolid e Coba há um controlo militar. Mandaram-me parar...

Donde vienes?
Chichen Itza.
Donde es originario?
Portugal.
De visita?
Sí.
Adelante...

Literalmente 15 segundos...

Caminho de volta sem surpresas, desfrutar das pequenas povoações, ver as pessoas, os detalhes, tirar umas fotos...

Conclusão: Aventurem-se! Vale mesmo a pena...
 

pradamilano

Membro Ativo
depende de onde ficares. eu fiquei no catalonia playa maroma,alugamos no espaço no hotel e ficou 23 euros cada um(4), por 3 dias, ainda nos ofereceram metade de um dia.a gasolina é o mais barato.

isto éque é aventura. adorei!! eu também já dispenso de perder uma manhã do dia a seguir a ter chegado ao destino a ouvir bla bla e dps os preços caríssimos..quero vou eu visitar mas já tendo a pesquisa feita em portugal.
 

evjsil

Membro Novo
Por acaso fiquei curiosa com o tal "detalhe" do preço a um terço da Avis...é que eu por acaso o mais barato que encontrei era de facto a 50 dls o dia, um Chevrolet Matiz e com o tal seguro com franquia e sem deposito cheio!
Depois havia os iguais ao que aluguei a 70 dls/dia (menos 30dls do que paguei) com os tal seguro sem franquia e sem deposito.
E tambem nao fiz seguro contra furacões, fiz o seguro contra todos os riscos e sem franquias que prefiro pagar mais e saber que estou sossegada , do que calhar de ter um acidente e ter as ferias estragadas e a conta bancaria desfalcada.
São opções...
 

Rui N

Membro Novo
Por acaso fiquei curiosa com o tal "detalhe" do preço a um terço da Avis...é que eu por acaso o mais barato que encontrei era de facto a 50 dls o dia, um Chevrolet Matiz e com o tal seguro com franquia e sem deposito cheio!
Depois havia os iguais ao que aluguei a 70 dls/dia (menos 30dls do que paguei) com os tal seguro sem franquia e sem deposito.
E tambem nao fiz seguro contra furacões, fiz o seguro contra todos os riscos e sem franquias que prefiro pagar mais e saber que estou sossegada , do que calhar de ter um acidente e ter as ferias estragadas e a conta bancaria desfalcada.
São opções...
É só dar uma vista de olhos aqui: http://www.bluewaycarrental.com/

 

JJ1985

Membro
Alguém que tenha alugado carro experimentou parar para comer algo num restaurante, algum hotel (fora do resort), supermercado, praias etc?

Já fui ao México mas quero voltar e não quero estar os dias todos no resort e nas típicas excursões.
A próxima vez que for quero estar os tais 7 dias no resort e reservar pelo menos 3 dias para conhecer o México, as comidas típicas, o povo etc. Como apreciadora da comida mexicana o que mais me decepcionou foi a pouca comida típica mexicana no Resort.
 

Lady_R

Membro Conhecido
@JJ1985 só estive em bares e parei num Mac, mas não comi nada. No entanto, a julgar pelo Mac, os preços fora da 5ª Avenida são baratíssimos. Um menu Big Mac custava 79 pesos (menos de 4€), se não estou em erro. Foi na Plaza Las Americas, mas também tinham stands com fast food mexicana, e bastantes mexicanos a comer lá :)
Já agora, recomendo o supermercado de lá, se quiserem comprar bebidas. Muito mais barato que a 5ª Avenida, ou o duty free.
 

duke

Membro Conhecido
Este ano também optei por alugar e explorar por minha conta e foi o melhor que fiz.
Achei tranquilo e seguro.
O aluguer do carro, fiquei no Iberostar Tucan, Playacar e acabei por alugar o carro no hotel pela comodidade de o levantar e deixa-lo onde estava hospedado.
Paguei 88$ por um dia, um Nissan de 5 portas com o seguro completo, todos os danos possíveis e imaginários...não é por mais 20€ ou 30€ que vou arriscar a ter problemas em caso do carro ser roubado ou ter um acidente...porque quando tudo corre bem, tudo esta bem e ainda bem que se poupou uns trocos, mas quando as coisas correm mal, os trocos que se poupou não vão chegar para resolver os problemas...
E por isso estando tão longe de casa e de férias prefiro prevenir do que remediar, mas isto sou eu e claro que cada um tem a sua maneira de ver as coisas...

Podia ter ido a playa del carmen alugar carro, com certeza seria mais barato, não sei quanto porque também não me dei ao trabalho de ir saber.
Mas depois do hotel onde estava ainda era um bocado para ir a pé e o táxi do hotel á playa del carmen eram 90 pesos e com isto ida e volta seria +- 10€.
O aluguer ainda podia ficar mais barato se fizesse um seguro mais barato e também se aluga-se por mais dias.

Acabei por alugar o carro mais dias e andei a explorar tudo e mais alguma coisa, achei seguro e tranquilo.
 
Última edição por um moderador:
Top