Novidades

TAP - Alterações Serviço

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Não sei se têm acompanhado as mudanças no serviço da TAP ultimamente:

1. Vão acabar os ecrãs nos voos de médico curso
2. Refeições especiais (Vegetariana, Muçulmana, Kosher, sem Gluten, diabéticos e Crianças) passam a ter um custo de 15€ para viagens inferiores a 4H
3. Acesso a fast track para portadores de bilhete tap classic por um custo de 12€

Estou certo de que estas alterações não têm nada a ver com a privatização, afinal de contas ainda não houve tempo para implementar estas alterações, mas qual será este rumo da TAP?

Será que faz sentido uma companhia que se assume como "premium" oferecer serviços semelhantes às lowcost como o fast track?
será que faz sentido oferecer-se um serviço por 12€ para os quais membros silver/gold tiveram de fazer mais de 60K milhas para aceder? onde está aqui a exclusividade?
Faz sentido cobrar 15€ por uma refeição a um diabético quando a refeição (que ele não vai poder comer) já esta implícito na tarifa?

Parece-me que a companhia não está a caminhar no sentido correto, o que vos parecem estas alterações?
 

jcho

Membro
O serviço fast track faz-me confusão... Equivaler a tarifa Classic (3º nível em 5) + 12€ aos membros Victoria Silver e Gold faz-me confusão. Podem alegar uma fonte de rendimentos adicional sem custos (o que é verdade) mas 1- Não vejo que possam tirar daqui um rendimento por aí além e 2- A imagem da empresa e o sentimento de pertença dos membros Victoria Silver e Gold não deveria ter preço.

Quanto às refeições especiais, percebo. Infelizmente aí sim vejo a lógica de ser um serviço cobrado. Agora se seriam 15€ ou 5€...

Os ecrãs nos voos de médio curso... Pessoalmente não me choca (em voos de curta/média dimensão não me parece ser indispensável). Talvez seja, a meu ver, a medida mais consensual.

Claro que são sempre de lamentar medidas destas, mas algumas podem fazer sentido.
 

roller

Membro Conhecido
Confesso que estas medidas são uma pequena desilusão para mim pois tenho a TAP como a que melhor serviço tem na Europa, na minha opinião...

fico triste...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Sem dúvida Roller, a TAP continua a ser a companhia em que mais vezes voei até à data, no entanto apesar de serem pequenas medidas, são medidas que a aproximam mais das Low cost, ou seja estão a ir na direção oposta à que deveriam.

Na minha opinião a TAP tinha tudo para se transformar numa das companhias de referência da Europa e esperava que a privatização ajudasse nesse sentido, infelizmente não é com estas medidas que o vão conseguir.
 

jcho

Membro
Estas medidas ainda não serão resultantes da privatização e, olhando para aquilo que a Azul é no Brasil, imagino que a ideia seja a de transformar a TAP numa referência ao nível do serviço ao cliente. Eu sempre que posso e que é viável voo na TAP e, compreendendo o lado empresarial e de gestão que tem de existir em tempos de crise, há certas medidas que não se compreendem minimamente (fast track ?!).

Espero que a privatização venha ajudar a pôr a TAP na 1ª linha europeia e mundial. A TAP tem tudo para ser uma referência.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Pois é isso, eu tenho Fast track porque sou membro silver, ou seja voei mais de 60.000 milhas num ano, equiparar clientes que voam com frequência a alguém que paga 12€ é na minha opinião "matar" o beneficio de ser Silver/Gold e desincentiva a lealdade à empresa.

Cobrar uma refeição especial a uma criança?! se a refeição já está incluída não me digam que uma refeição para criança é tão mais cara do que uma refeição normal!
 

jcho

Membro
É ridículo dar acesso fast track a quem paga 12€, equiparando-os aos membros Silver/Gold. Isto não tem qualquer lógica, destrói o sentimento de pertença para com a TAP e ignora o benefício que a TAP dá aos seus clientes mais leais.

A questão das refeições tem dois lados. É injusto ter de pagar uma refeição quando esta já está incluída no preço, 100% de acordo. Mas as refeições especiais têm um custo diferente para a TAP que as refeições "standard" não têm, por estas últimas serem feitas em grande quantidade. As refeições especiais, por serem feitas em pequena quantidade e quase de propósito para as ocasiões em que vão ser necessárias, têm um custo muito elevado. Agora, será que devia ser em todos os casos? Talvez nas crianças mais pequenas e numa pessoa com um problema de saúde comprovado esta questão do pagamento seja um exagero e poderiam ser tratadas como uma excepções. Mas nas outras situações entendo que a TAP tenha de cobrir o custo das refeições especiais. Agora, 15€ ou um preço menor? Só a TAP sabe exactamente os custos que tem, mas talvez pudesse ser um pouco menos que 15€.
 

ploferreira

Administrador
Staff
A questão da refeição não é pelo valor, embora acredite que o real valor de uma refeição especial é muito inferior a esses 15€, a questão é que se a TAP começa a passar todos os custos extra para o cliente entáo em nada difere de uma lowcost, com a diferença de as suas tarifas serem em alguns casos 5x mais caras para o mesmo trajeto, é essa a minha questão ;)
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Este é daqueles temas que eu gosto :D

- Fast Track... parece.me despropositada esta medida...
- Refeições Especiais.... concordo plenamente JoãoC .. há custos efectivos bem diferentes... por isso (não opinando se € 15 é ou não justo) é pacifico.

Na minha opinião nada disto tem a ver com a privatização, mas sim com a necessidade de se adaptar ao mercado. Há coisas que não admitiríamos na companhia de bandeira e que facilmente admitimos nas low cost.

Exemplos : Mangas... tirando voos da PGA , raramente são os não temos acesso por manga ao contrario das LC (falo pelo o Apt. do Porto).
Bagagem... cada vez + há por este mundo fora mais limitações de bagagem... USA (muitas companhias estão a reduzir drasticamente o peso).

Agora aquilo que eu não entendo e se alguem entendido souber explicar ficaria muito grato.

Preços da Passagem aérea --> sempre foi composto por bilhete de avião (valo mais elevado) e Taxas (valor bastante inferior)

Neste momento o que vemos é precisamente ao contrario.... as taxas em bastantes tarifas são bem + elevados que o preço da viagem...

Exemplo : Miami +- €150 Taxas : +- € 430 ?????

Ok.. se me vierem dizer que quanto + baixo for o valor do base menos têm que dar de comissão a 1 agência que venda a passagem.... eu não aceito .. neste momento 99% dos tkts têm comissão 0 ou no máximo 1%...

Ahhh e há tarifas que a taxa varia consoante o preço base ?!?!?!!?!!?!?

Mas... desde que me disseram que o passageiro era a 2ª "coisa" mais importante para a Tap...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Desculpem mas não posso concordar com o vosos ponto de vista, obvio que uma refeição especial não tem o mesmo custo do que uma normal, mas quando escolho TAP estou a pagar pelo serviço e não faltam exemplos de companhias que oferecem a refeição especial sem custos, British Airways, Luftansa, KLM, Airfrance, só para citar algumas...

Os ecrãs da económica também não me chateiam muito (só os usava para ver a rota) mas quando nos esquecemos de levar algum livro ou revista ou quando o tablet fica sem bateria sempre é melhor do que nada.

A questão aqui é retirem serviços e manterem o preço, ora se a TAP começa a não competir com as transportadoras de bandeira em termos de serviço e não compete com as low cost em termos de preço, qual é o mercado alvo? é que as rotas exclusivas ainda existem, mas não duram para sempre...
 
Top