Novidades

Ajuda roteiro Laos e Camboja

anareis

Membro
Boa noite!
Preciso de ajuda! Quero fazer uma viagem em Janeiro ao Laos e ao Camboja com um saltinho a Chiang Mai. Estive a ver preços de voos e existe ida e volta para Bangkok por 450€ por pessoa, sendo a opção mais económica, sendo que de Bangkok para Chiang Mai ronda os 30€ por pessoa e o regresso de Ho Chin Minh para Bangkok tb cerca de 30€ por pessoa. Ou seja em termos de voos é a opção mais em conta.
Só queria ajuda para montar o roteiro do que visitar e quantos dias ficar em cada sítio. Já pensei fazer Bangkok (sendo que como já lá estive, só ficaria uma noite) - Chiang Mai - Laos - Camboja - Bangkok. Que acham? E em relação ao que visitar em cada país? Também queria ficar 2 dias na praia no Camboja e só tenho 12 dias de férias..
Obrigada desde já pela ajuda!
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Hmmm... Antes de mais ires a Ho Chi Minh só para apanhar um voo, tens de fazer o visto, acho que não vale a pena... o Laos é muito mais fácil conjugar com o Vietnam pela proximidade... Não se se pretendes uma viagem aventura, ou pretendes algo mais "calmo", com 12 dias, eu abdicaria da praia...

- Com voo para Bangkok, eu optaria por ir no comboio nocturno para Chiang Mai, mas também tens a opção de voos a preços bastante acessíveis... ficaria 2 ou 3 dias;
- De Chiang Mai seguia para Luang Prabang e ia de speed boat ou avião, como tens pouco tempo o voo adequa-se mais... 2 dias;
- Minivan ou Bus para Vang Vieng... 2 dias;
- Minivan ou Bus para Ventiane... 1 ou 2 dias
- Voo para Phnom Penh ... 1 ou 2 dias
- Minivan ou Bus para Siem Reap... 2 ou 3 dias
- Voo para Bangkok

Apesar de teres voos baratos para Chiang Mai, entre Chiang Mai e Luang Prabang custa pelo menos 120 € e de Ventiane para Phnom Penh também... Mas pelo que pretendes não podes fugir muito disto... Se conseguires mais uns dias podes evitar o voo de Luang Prabang, mas o de Ventiane só se regressares a Bangkok e daí fores para Siem Reap e depois Phnom Penh, mas tens de regressar a Bangkok, pouco poupas e tens mais ligações que te custam tempo... E como podes ver não tens espaço para praia... Só se quiseres abdicar de conhecer um dos países, o que seria um erro na minha opinião.

Em alternativa como o tempo é pouco, se quiseres abdicar de Chiang Mai, podes fazer comboio nocturno para o Laos, começas em Ventiane > Vang Vieng > Luang Prabang > Phnom Penh > Siem Reap > Bangkok...
 

anareis

Membro
Obrigada!!! Queria mesmo ir a Chiang Mai, estive na Tailândia este ano e não fui lá.. :(
Então e se a viagem fosse de 15 dias achas que conseguia encaixar praia no Camboja? Não me importo de fazer voos, mesmo sendo mais caro, quero é poupar tempo.
Estava a pensar fazer Vietname em separado numa outra oportunidade, mas baralhei-me com a história de Ho Chin Minh, a ideia era regressar diretamente do Camboja a Bangkok, mas confundi as cidades..
Sugerias antes fazer Laos e Vietnam e deixar Camboja para outra oportunidade? Achas que o Camboja dava para fazer uma viagem de 12 dias para o ano que vem ou seria melhor gastar os 12 dias no Vietnam e fazer Laos e Camboja desta vez?
Muito muito obrigada!
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Encaixar a praia, podes sempre encaixar, apenas acho que fica "fora de rota"... Se queres poupar tempo, do Laos tens sempre que apanhar voo quer seja para o Cambodja que para o Vietnam... Tudo depende do que pretendes, se pretendes explorar cada sítio, necessitas mais tempo, se estás numa só de dar uma olhada consegues mais em menos tempo...

Repara neste programa... Indochina com Jorge Vassallo | Nomad - Evasão e Expedições ... faz 4 países em 20 dias e tudo por transportes terrestres... No meu caso só em Hanoi despenderia logo uns 6 ou 7 dias, porque teria de ir a Sa Pa e a Halong Bay... No Laos, em Vang Vieng talvez ficasse 2 ou 3 dias... Tudo é muito relativo... Como queres ir mesmo Chiang Mai, acho que conjuga bem Laos e Cambodja, o Vietnam deixas para fazer sozinho ou conjugas com Malásia que tens voos baratinhos para lá desde Ho Chi Minh... E com 16 dias já tens mais tempo...

Em Chiang Mai, eu não gostei do triângulo dourado, acho que não valeu o dinheiro e o cansaço, adorei o passeio de elefante, caminhada na floresta, e finalizou com passeio de jangada em bamboo... Em vez de gastares uma excursão ao triangulo dourado, talvez fazer o percurso em speed boat para Luang Prabang seja uma boa aventura, com uma noite a bordo...

Em Siem Reap, o que mais gostei foi a excursão à aldeia flutuante Kompong Khleang com a Triple A Adventure, eu aconselho 200% esta excursão, foi das experiências mais ricas que já tive, tenho um post no blog se te interessar ler... Os templos Angkor fiz apenas um dia e os principais com o nascer do sol...

Se queres mesmo ir à praia, o melhor é ires desde Phnom Penh, tens por exemplo Sihanoukville, também podes optar por ir a Koh Rong (5 best Cambodian beaches | CNN Travel) que tem as melhores praias do país, mas é ilha e perdes mais tempo em trajectos...

Em relação ao que ver em Luang Prabang, Vang Vieng, Ventiane, e Phnom Penh lê uns reports, que ainda só estudei a parte dos trajectos e das alternativas possíveis...
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
12 dias é um tempo adequado para conhecer o Vietname, menos do que isso é pouco.
Ir de Ho Chi Minh para Phnom Penh de barco pelo Delta do Mekong foi das melhoras coisas que fizemos até hoje.
O Laos é deslumbrante mas relativamente difícil de aceder por terra. À excepção de Vientiane que é acessível pela Tailândia, o melhor é voar (que não fica muito barato). De Luang Prabang a Vang Vieng são 4 a 5h no autocarro público, com paragem para almoço. De lá para Vientiane, cerca de 2h de mini-bus (carrinha). Outros destinos a norte e a sul destes têm estradas piores.
 
Top