Novidades

Ajuda para passeios na Madeira

PauloBR

Membro Ativo
Olá,

Eu e a minha esposa ficaremos 9 dias na Madeira na 2ª quinzena de Junho. O 1º dia está reservado para descanso e adaptação ao fuso-horário, depois do longo voo desde Porto Alegre (com ligação em Lisboa). Dos 8 dias restantes, queremos alugar um carro somente nos 3 últimos dias.

Estive olhando os passeios que se pode fazer na Madeira e há tantos passeios bonitos que preciso da ajuda de quem conhece a Madeira. Gostaria que olhassem o site abaixo, que tem uma relação de passeios de autocarro e me digam quais são os passeios deste site (ou combinação deles) que me recomendam "copiar" e fazer de carro.

http://www.madeira-t...land-tours.html

Abraços!
 

ammr

Membro Novo
Olá,

Eu e a minha esposa ficaremos 9 dias na Madeira na 2ª quinzena de Junho. O 1º dia está reservado para descanso e adaptação ao fuso-horário, depois do longo voo desde Porto Alegre (com ligação em Lisboa). Dos 8 dias restantes, queremos alugar um carro somente nos 3 últimos dias.

Estive olhando os passeios que se pode fazer na Madeira e há tantos passeios bonitos que preciso da ajuda de quem conhece a Madeira. Gostaria que olhassem o site abaixo, que tem uma relação de passeios de autocarro e me digam quais são os passeios deste site (ou combinação deles) que me recomendam "copiar" e fazer de carro.

http://www.madeira-t...land-tours.html

Abraços!
Viva

Tambem vou uns dias para a Madeira em Julho, se o tempo permitir vou efectuar 4 percursos pedestres..... 25 fontes, Caldeirão Verde, Balcões e Pico Areiro/Ruivo. Todos estes percursos começam e acabam no mesmo local, para quem tem carro torna-se mais facil gerir o tempo e a altura dos percursos pois não temos que andar a cumprir horários.
Cá em casa já temos alguma experiencia em pedestrianismo, mas na Madeira será a nossa estreia.

Gostaria que me esclarecessem uma pequena duvida, pois umas colegas da minha esposa alertaram-na que em algumas rotas era Obrigatório a presença de um guia.... SERÀ VERDADE?????
Quando efectuei pesquisas sobre as rotas de pedestrianismo não me recordo de encontrar avisos sobre a obrigatoriadade de guias em nenhuma delas....
 

rodrigolopes

Membro Novo
Boas.

ammr:
sou da Madeira e actualmente trabalho nas levadas. Antes de mais parabéns pela escolha dos percursos pedestres. Apesar de na Madeira existirem centenas de quilómetros desses passeios (a alguns até melhores!), para uma primeira vez nesta ilha fica com uma boa ideia do que por cá temos. Desconheço a obrigatoriedade de guias em qualquer caso, mas garanto com 99% de certeza que em nenhum desses percursos que enumerou é necessário guia. Recomenda-se apenas algum cuidado e respeito pela sinalização que existir.
Deixo-lhe uma dica: quando for às 25 Fontes, experimente um desvio para a Lagoa do Vento. É curto mas de uma beleza arrebatadora.


PauloBR:
Tudo depende daquilo que gosta de fazer e de ver. Ao contrário do que dizem, ver a ilha toda em 3 dias não é possível. Muitos fazem rali para passar nas terriolas todas mas, para mim, isso nada tem a ver com conhecer efectivamente a Madeira. Mas não se assuste. Em 3 dias dá para ficar com uma boa ideia da Madeira se souber prescindir de algumas coisas. É difícil recomendar-lhe algo pois a escolha é muita. Diga mais ou menos o que pretende e eu tento ajudar-lhe.
 

PauloBR

Membro Ativo
Boas.

PauloBR:
Tudo depende daquilo que gosta de fazer e de ver. Ao contrário do que dizem, ver a ilha toda em 3 dias não é possível. Muitos fazem rali para passar nas terriolas todas mas, para mim, isso nada tem a ver com conhecer efectivamente a Madeira. Mas não se assuste. Em 3 dias dá para ficar com uma boa ideia da Madeira se souber prescindir de algumas coisas. É difícil recomendar-lhe algo pois a escolha é muita. Diga mais ou menos o que pretende e eu tento ajudar-lhe.
Olá Rodrigo,

Obrigado pela ajuda, mas eu já consegui organizar os passeios de carro, que faremos em 4 dias e não em 3 dias como eu falei antes. Relacionei abaixo os passseios. Se tiveres alguma sugestão a acrescentar, ou se algum passeio tenha ficado um pouco "corrido", me diz por favor. Em todos os passeios, o ponto de partida e o de chegada é o nosso hotel, que fica ao lado da zona balnear do Lido.

1) Pico dos Barcelos - Eira do Serrado - Curral das Freiras - Pico da Torre - Câmara de Lobos - Estreito de Câmara de Lobos - Cabo Girão - Fajã dos Padres.

2) Pousada dos Vinháticos - Miradouro da Encumeada - São Vicente - Ponta Delgada - Roseiral da Quinta do Arco - Miradouro do Véu da Noiva - Seixal - Ribeira da Janela - Porto Moniz - Santa - Miradouro do Fio do Calhau - Pico da Urze - Miradouro da Bica da Cana.

3) Ribeira Brava - Lugar de Baixo - Ponta Do Sol - Madalena do Mar - Praia da Calheta - Jardim Do Mar - Paul do Mar - Ponta do Pargo.

4) Camacha - Santo António Da Serra - Ponta de S. Lourenço - Porto Da Cruz - Faial - Ribeiro Frio - Pico do Arieiro.


Um abraço!
 

rodrigolopes

Membro Novo
Boas...
Parece-me um passeio equilibrado para quem quer ter uma ideia geral da ilha. É questão de, entre essas localidades, saber quais as que vale a pena passar mais um tempo e quais as que não exigem uma visita muito alongada. Ao contrário de alguns, estes circuitos não estão muito extensos. Pessoalmente daria as seguintes dicas a esses circuitos:
1) Se quiserem dar um bom mergulho, pessoalmente recomendo que conheçam a Fajã dos Padres. Pico dos Barcelos é um miradouro sobre o Funchal, Cabo Girão é um bom sítio para testar as vertigens e Curral das Freiras a cratera de um vulcão.
2) É o circuito que acho mais desinteressante. São Vicente é a localidade mais importante deste dia. Há um centro de vulcanismo e grutas para quem tiver interesse. Em dia de sol, aproveitaria para relaxar um pouco nas piscinas naturais de Porto Moniz.
3) Se se sentirem com pedalada, eu estudaria a hipótese de fundir com o circuito anterior aproveitando para, em vez de ir à Ponta do Pargo e voltar para trás continuaria até ao Porto Moniz- S. Vicente-Funchal. É questão de analisarem o mapa.
4) É um dia bem passado. Pelo caminho pararia em Machico, uma das maiores cidades, e na Calheta. Neste último existe uma tasca 'Muralha's' onde se provam umas excelentes lapas por um preço imbatível. E já agora, quem vai ao Faial também vai a Santana, onde se sobrar muito tempo até podem dar um salto ao parque temático.

E já agora façam nem que seja 1 hora de uma levada. Pode ser num dia que não tenham carro.
Espero não ter confundido muito.
Boas férias!
 

PauloBR

Membro Ativo
Boas...
Parece-me um passeio equilibrado para quem quer ter uma ideia geral da ilha. É questão de, entre essas localidades, saber quais as que vale a pena passar mais um tempo e quais as que não exigem uma visita muito alongada. Ao contrário de alguns, estes circuitos não estão muito extensos. Pessoalmente daria as seguintes dicas a esses circuitos:
1) Se quiserem dar um bom mergulho, pessoalmente recomendo que conheçam a Fajã dos Padres. Pico dos Barcelos é um miradouro sobre o Funchal, Cabo Girão é um bom sítio para testar as vertigens e Curral das Freiras a cratera de um vulcão.
2) É o circuito que acho mais desinteressante. São Vicente é a localidade mais importante deste dia. Há um centro de vulcanismo e grutas para quem tiver interesse. Em dia de sol, aproveitaria para relaxar um pouco nas piscinas naturais de Porto Moniz.
3) Se se sentirem com pedalada, eu estudaria a hipótese de fundir com o circuito anterior aproveitando para, em vez de ir à Ponta do Pargo e voltar para trás continuaria até ao Porto Moniz- S. Vicente-Funchal. É questão de analisarem o mapa.
4) É um dia bem passado. Pelo caminho pararia em Machico, uma das maiores cidades, e na Calheta. Neste último existe uma tasca 'Muralha's' onde se provam umas excelentes lapas por um preço imbatível. E já agora, quem vai ao Faial também vai a Santana, onde se sobrar muito tempo até podem dar um salto ao parque temático.

E já agora façam nem que seja 1 hora de uma levada. Pode ser num dia que não tenham carro.
Espero não ter confundido muito.
Boas férias!

Olá Rodrigo,

Muito obrigado pelas sugestões, em relação às quais, eu comento o seguinte:

Durante os passeios, é que vamos decidir durante o passeio em quais localidades vamos ficar mais tempo, nada é fixo, nada é obrigatório. Os percursos são apenas um roteiro, um guia. Por isso mesmo é que escolhemos alugar um carro, em vez de fazer os tradicionais passeios de autocarro. Estes passeios são muito limitadores, pois quando a pessoa encontra uma localidade da qual gostou muito, tem de logo a seguir ir correndo embora para não perder o autocarro...

1) O Curral das Freiras é mesmo a cratera do vulcão? Não estou duvidando de ti, claro, mas é que alguns acham que sim, outros acham que não. Quem está com a razão?

2) Eu pensava que este circuito era dos mais interessantes, a idéia era ir até Porto Moniz e retornar ao Funchal pelo Paúl da Serra., sobre o qual eu li bons comentários. Queres dizer então que não vale a pena o Paúl da Serra?

3) A tua idéia, de unir os dois circuitos, é boa, mas acho que depende do interesse no Paúl da Serra.

4) Já agora, a 'esticada' até Santana não vai nos deixar pouco tempo para apreciar o Ribeiro Frio e o Pico do Arieiro?

Um abraço gaúcho!
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Metendo-me na conversa:

A escapadela a Santana não o vai fazer perder tempo e ir a Santana vale a pena.
Eu aconselharia não só a fazer uma levada, mas fazer também uma subida ao Pico, o caminho a pé é um pouco forte, mas no fim vale imenso a pena, as paisagens são arrebatadoras.
Aconselharia também a ir ver o jardim botânico e o Jardim monte palace, mas esses já devem estar na agenda

Não consegue dedicar 1 dia a Porto Santo? Pessoalmente acho que vale bem a pena.

Quanto aos circuitos, acho que são equilibrados e aconselho a não andar sempre nos túneis, existem as estradas antigas que valem a pena ser feitas. Eu quando fui a 1ª vez à ilha não havia túneis e caminhos que agora se fazem em meia hora, podiam demorar 3 ou 4 horas, bastava apanhar um caminhão em sentido contrário e era ver dezenas de carros a fazer marcha-atrás

Se gostam do mar, tb aconselho a fazerem um passeio para ver os golfinhos/baleias, e em termos gastronómicos comam sempre coisas diferentes em restaurantes típicos, pois vão ver que vale bem a pena... o Muralha é mesmo obrigatório.

Quanto às levadas com guia, penso que seja confusão, aquilo que é aconselhado é em caso de fazer alguma caminhada em canyoning, mesmo sendo profissional no desporto convém levar um guia local, em especial no inverno por causa das torrentes.

Já agora, aconselho também uma descida e subida no teleférico da achada da cruz.

Sinto que ficou muito por dizer
abraço
RR
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Esqueci-me de uma coisa:

Quando estudei geologia, aprendi que o curral das freiras é uma zona de cratera de vulcão, mas já muito alterada pelos processos erosivos. Aliás, a Madeira foi "construída" por vários vulcões e existem muitas crateras, mas actualmente é difícil distinguir, pois a ilha é já muito antiga.

Como curiosidade existe o facto da Madeira de das ilhas desertas terem sido "feitas" no mesmo processo vulcanológico e encontram-se inclusivamente ligadas por uma "lingua" debaixo do mar. Por oposição Porto Santo já existia muito antes da ilha da Madeira.

Para saber mais sobre a geologia do arquipélago, nada melhor que uma visita ao centro de vulcanismo que não é caro e aprende-se muito.
 

rodrigolopes

Membro Novo
Boas...
Relativamente ao Curral das Freiras possivelmente existe mais informação na internet mas o Maravedi já teve a gentileza de transmitir aquilo que sabe e que coincide com aquilo que eu acho que sei.
Quanto ao Paúl da Serra a piada está em ser um planalto em que normalmente subimos para cima das nuvens. Tal como o Maravedi diz, há sempre mais coisas para ver na Madeira. Eu não acho o Paúl imprescindível mas concerteza há quem ache.
Já sobre Santana a distância ao Faial é de apenas 10 minutos, se bem que terá de voltar para trás. É questão de tomarem essa decisão durante o passeio tal como indica.
O restaurante Muralha's não é o que indica. Esse é no Funchal. O que me referia é o segue nos links
http://www.tripadvisor.com/Restaurant_Review-g1902264-d1873225-Reviews-Muralhas_Bar-Canical_Madeira_Madeira_Islands.html
http://gourmandisealacarte.blogspot.com/2010/05/muralhas-canical.html

Qualquer dúvida estou por aqui...
 
Viva

Estive uma semana na Madeira, em 99, e entre várias caminhadas, tentei chegar ao Pico do Areeiro.
Na altura, o trilho estava um pouco perigoso, e a minha ex-namorada teve receio de progredir mais - pelo que acho que só devemos ter feito cerca de metade do trilho.
Recordo-me de termos chegado a uma zona que nos fez lembrar o Tibete - espectáculo !
Fico muito contente por ler aqui que agora os trilhos estão 100% seguros.

Gostei muito de acampar em Porto Moniz, e também acho que Santana é um must.
 
Top