Novidades

AirEuropa - Nomes dos passageiros!

Dfer

Membro Ativo
Boa tarde,

Comprei um pacote de férias e um dos passageiros tem a reserva com o 2º e último nome.
Na agência dizem que são 280€ para emitir novo bilhete, a ANA diz que não há problema e a Air Europa diz que para falar com a agência para alterar o nome.
A viagem é Lisboa - Menorca - Lisboa.
Já aconteceu uma situação parecida a alguém? É que a agência diz que temos de anular o bilhete e comprar outro, não fala em apenas alterar o nome.
O operador é a Travelplan, que não fala com particulares.

Ficar em 280€ ou não...eis a questão!

A assinatura no CC é 2º e último, tal como na reserva.

Obrigado pela ajuda.
 

Bee

Membro Conhecido
Se o nome consta no documento de identificação não vejo porque mudar o bilhete.
 

Dfer

Membro Ativo
A agência ficou de dizer mais alguma coisa amanhã. Já colocaram a hipótese de fazer check-in online para tentar facilitar as coisas.
Estou na disposição de também ir sem alterar nada, vamos lá ver.
Vou colocando aqui as novidades e o que irei fazer, para o caso de esta situação acontecer a alguém.
 

Dfer

Membro Ativo
Depois de contactar a Air Europa, foi-nos informado que de facto o mais certo era haver problema no embarque.
Soubemos também de um caso parecido que ficou impedido de embarcar.
Tendo em conta o custo de novo bilhete, optamos pelo cancelamento, pois o bilhete já tinha aumentado de preço.
Férias canceladas, novo destino à vista.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Obrigado pelo feedback @Dfer, neste caso não tiveste custos na anulação certo?

Chegaram a apurar de quem foi a responsabilidade pela troca de nomes na reserva, a agência ou Air Europa? ninguém se responsabilizou?
 

Dfer

Membro Ativo
@ploferreira tive de pagar a taxa de cancelamento, que ficava metade do que ter novo bilhete.
Tentei obter respostas, quer da Air Europa e agência, via email mas ninguém quer escrever nada. Atiravam as culpas um para o outro e via email apenas diziam para ligar com o callcenter. Dessa forma ninguém se comprometia com nada. É claramente uma estratégia para ninguém se responsabilizar.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Muito mau... eu escrevia uma bela de uma reclamação no livro de reclamações, se forneceste os dados corretos, alguem tem de se responsabilizar pelo erro!
 

Dfer

Membro Ativo
Não vamos deixar a culpa morrer solteira, mas como a viagem era já amanha não estive muito preocupado com isso até agora. Na agência não têm cópia do CC e por isso dizem que não os demos. Sabemos que os demos, mas de facto não tiraram cópia. Perguntei já diversas vezes: então para que pediram o raio do CC se não viram o nome nem colocaram o nº na reserva? Agora sem o stress de saber o que fazer, terei mais tempo para tratar do assunto.
Sempre gostei de marcar eu as viagens na Europa sem recorrer a agência e com este exemplo ainda reforço mais esse "gosto".
Enfim...fica o exemplo para que não aconteça com mais ninguém aqui do portal. Normalmente não sou pessoa de ficar a debater o que correu mal, tento sempre ser positivo. Por isso já estou é a planear as férias...sem agência :)
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Bom dia @Dfer,
Vamos lá ver...
Eu sei que a Air Europa para voos intercontinentais está a pedir o nome completo pois em Espanha o que conta para viagem é o penúltimo nome e não o ultimo , daí se estiver o nome completo não há problemas...

O que acho estranho...
- O meu 1º nome não é Paulo e já viajei "n" vezes com o nome de Paulo Leite.... nunca tive problemas...
- 1 pacote da Travelplan com voos air europa (salvo o erro pertencem ao mesmo grupo) e com certas regalias preços/condições que mais ninguém tem.
- Se a air Europa para "clientes seus" = outros fornecedores com menor expressão faz ou facilita determinado nrº de coisas ... estranho não o fazer para o "grupo".....hummm
- Sem garantias, o que comprou deve ter sido 1 "pacote charter" e aí..... "vale tudo" há sempre uma maior flexibilidade das dificuldades... ninguém quer deixar 1 passageiro de 1 charter em terra principalmente pelo o motivo que é...
- Acho que deve apurar muito bem o que se passou e pedir responsabilidades a quem de direito.... e sem rodeios mencionar aqui para que TODOS fiquem a saber quem fez asneiras...

Obrigado
pl
 

Dfer

Membro Ativo
De facto são do mesmo grupo, mas parece que não funcionam como tal pois atiram a responsabilidade um para outro.
As questões que coloca também eu coloquei, mas face à intransigência revelada por todas as partes e por termos conhecimento de um caso parecido que foi impedido de embarcar, decidimos optar pelo cancelamento.
A questão é que apenas temos a nossa palavra como prova, e na agência ninguém confirmou os dados...mesmo tendo o CC. Mas agora não consigo comprovar que entreguei o CC para a marcação da documentação. Na minha opinião a asneira foi cometida pela pessoa que nos fez a reserva, pois deveria ter o cuidado de confirmar tudo. Até porque disseram depois que a tarifa não inclui alteração de dados, daí ter de adquirir um novo.
Sinceramente, se fosse o erro no meu bilhete nem levantava essa questão e ia. Mas como a pessoa em causa ficou preocupada e a sentir-se desconfortável com a situação, optou pela via mais "tranquila".
Se entretanto tiver novidades, coloco aqui. Até lá...há que confirmar os dados sempre.
 

Dfer

Membro Ativo
A agência foi a Abreu. 4 reservas que fiz com esta agência correram bem, mas esta não e foi feita por outra pessoa pois já temos um contacto nesta agência que conhecemos bem. Por acaso, foi a primeira vez que ia viajar em "pacote" na Europa.
A questão foi a falha da pessoa, que diz que o nome lhe foi dito e não teve o CC nas mãos.
 
Top