Novidades

Açores por conta própria.

Nuno Breia

Membro Conhecido
LuisaAlmeida disse:
Ola!
Também eu preciso das vossas dicas. Comprei voo para S. Miguel, onde vou ficar 4 noites. Depois vou para o grupo central onde penso visitar 3 ilhas: Horta, Pico e S. Jorge. O voo é para o Faial e ficarei nessa zona 3 noites. Pretendo alugar carro. A ideia inicial era fazer base no Faial e a partir dai visitar as outras 2 ilhas. Mas penso que para visitar essas duas ilhas penso que o melhor e alugar carro. Isso faz-me alguma confusao, porque vou alugar carro para o Faial e o carro ficaria parado nos dias em que iria às outras ilhas. Podia nao alugar carro no dias em que nao ia ficar lá, mas nesse caso como me deslocava do hotel (que ainda nao esta reservado) ate ao local onde apanharia o barco? Havera transportes faceis e baratos? Terei que apanhar taxi? Sera melhor pasar uma noite em cada ilha?
Espero as vossas opiniões!

Obrigada,.
Mesmo que tenha de apanhar um táxi, quase de certeza que fica mais em conta que o aluguer do carro durante os dias que está parado...

Nestas situações deverá apenas alugar o carro nos dias que está na ilha, não faz sentido um aluguer e o carro ficar parado...
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Se o hotel for na Horta vai-se bem de taxi (se as malas forem muitas ou pesadas) ou até mesmo a pé até ao barco. Alugar um carro para ficar parado é que não faz mesmo sentido, até porque vais mesmo precisar de alugar carro no Pico e em S. Jorge.
 
Obrigada. Acham que 3 dias da para ver as 3 ilhas, ou será preferível visitar apenas duas? Acham que vale a pena ficar uma noite em cada ilha, ou será melhor ficar as 3 noites na Horta?
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
3 dias para as 3 é para passares os dias a andar de barco e em check-in/check-out. Com 3 noites ficava o tempo todo no Faial ou no máximo ia um ou 2 dias ao Pico. É pena porque S. Jorge é das 5 ilhas que conheço, para mim, a mais bonita mas não havendo tempo mais vale aproveitares as outras que sempre são mais próximas.
 

Subbuteiro

Membro Ativo
LuisaAlmeida disse:
Obrigada. Acham que 3 dias da para ver as 3 ilhas, ou será preferível visitar apenas duas? Acham que vale a pena ficar uma noite em cada ilha, ou será melhor ficar as 3 noites na Horta?
Da minha modesta opinião, dá perfeitamente para os 3 dias (se forem inteiros) para visitar as 3 ilhas. Mas segundo percebi, são 3 noites, o que pode corresponder a 2 dias completos e 2 dias incompletos com chegada e partida do Faial.

Minha sugestão, ficar hospedado no centro da Horta é fundamental. Apanhar os respectivos barcos logo de manhã para o Pico (1 dia) e S. Jorge (outro dia) e voltar no último. Aproveitar para no restante tempo visitar o Faial, sendo de visita obrigatória o Vulcão dos Capelinhos, a Caldeira e a Cidade da Horta...

Em S. Jorge é quase imperativo alugar carro e visitar as Fajãs espalhadas ao longo da ilha, quer costa norte, quer costa sul.

No Pico, não vejo tanta necessidade do carro, sinceramente, dado que as maiores atracções da ilha estão à volta da Madalena, onde chegará de barco...
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Um mero exercício...

Se sair às 8h da Horte está em S.Jorge pelas 10h, 10h e tal. Se regressar pelas 17h, pra estar na Horta às 17h, 17h e tal, sobram 7h para alugar carro, entregar o mesmo, almoçar e conhecer uma fajã. Isto partindo princípio que não vai conhecer mais nada na ilha, desfrutar de umas horas na fajã ou numas piscinas naturais, visitar a fábrica do queijo de S.Jorge, etc. Além do mais, sobram 2 dias para as restantes: dá pra conhecer a Horta, o vulcão, a caldeira e dar um saltinho ao Pico e suas vinhas. Se quiser ver baleias e golfinhos, subir ao Pico ou passar umas horas na praia ou em piscinas naturais, já não dá pra nada disso. E o Pico, se bem me lembro, tem mais povoados interessantes para além da Madalena.

3 dias são suficientes para picar o ponto nas 3 mas definitivamente não chegam para conhecer e desfrutar minimamente de nenhuma delas.
 
Agradeço os contributos. Já marcamos alojamento para as 3 noites na Horta, perto da Marina.
Em principio vamos visitar as 3 ilhas. Devemos fazer assim:
Chegamos dia 6/7 a meio da tarde e vamos passear pela cidade.
No dia seguinte vamos ao Pico (ainda não decidimos o que visitar, aceito sugestões).
No dia 8/7 vamos a S. Jorge (ainda não decidimos o que visitar, aceito sugestões).
Em ambos os casos vamos tentar apanhar o barco o mais cedo possível na ida e na vinda um mesmo ao final do dia. Vamos alugar carro previamente. Esperam que existam rent-a-car em que se possa levantar carro junto às marinas/portos.
No último dia o avião é apenas ao final do dia. Nesse dia alugamos carro, damos uma volta pela ilha (ainda não decidimos o que visitar, aceito sugestões) e vamos para o aeroporto!
 

JAT

Membro Ativo
Boa tarde,
Não sei se será possível, mas visto terem tempo muito limitado no Pico e em São Jorge talvez não fosse mal pensado em vez de alugar carro, tentar arranjar um taxista, ou mesmo particular que tenha/faça serviço de "Guia". Talvez até haja um tipo de roteiro. Aqui em São Miguel sei que há várias empresas a proporcionar este tipo de serviço, agora nas outras ilhas não sei. Assim, não perdia tempo com mapas/GPS/etc via os locais mais interessantes e, quem sabe, poupava uns trocos. Pelo que sei, nem sempre é fácil arranjar/alugar carro nos Açores na altura do verão.
Deixo aqui alguns links podem ser interessantes:

http://www.aldeiadafonte.com/locais-de-interesse.html

http://www.livingtours.pt/index.php?a=vhqurqrvvovqvrqoutriroqgvtqurrrurjviqhqirvrnrjuoqhqjrgvvrlqqqn

http://www.picotheazores.com/pt/picotheazoreshotels.html

Fiz este tipo de passeio no Faial há uns anos atrás, éramos 6 pessoas e arranjamos um taxista que deu a volta a ilha parando nos locais mais "turísticos" e explicando/falando ao longo do caminho.

Deixo também aqui um link MUITO interessante onde se pode ver em tempo real o tempo em diferentes pontos das diversas ilhas dos Açores. Para quem vem aos Açores e não sabe para onde ir num dado dia. Nada como acordar, ligar o PC/Tablet e decidir na hora onde o tempo está melhor para dar um mergulho, dar uma volta, ou simplesmente ver as MARAVILHOSAS vista que a mãe NATUREZA nos proporciona.

http://www.spotazores.com/

Nós, locais, utilizamos muito este site para ver onde está melhor para fazermos praia, por exemplo.

Qualquer dúvida, ou informação disponha, é só questão de me enviar msg que não tenho qualquer tipo de problema em ajudar/encaminhar.

PS: Não tenho qualquer interesse comercial, apenas tento ajudar e fazer com que, quem nos visite leve o que de melhor EXISTE nos AÇORES.
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Viagens Mochileta disse:
Um mero exercício...

Se sair às 8h da Horte está em S.Jorge pelas 10h, 10h e tal. Se regressar pelas 17h, pra estar na Horta às 17h, 17h e tal, sobram 7h para alugar carro, entregar o mesmo, almoçar e conhecer uma fajã. Isto partindo princípio que não vai conhecer mais nada na ilha, desfrutar de umas horas na fajã ou numas piscinas naturais, visitar a fábrica do queijo de S.Jorge, etc. Além do mais, sobram 2 dias para as restantes: dá pra conhecer a Horta, o vulcão, a caldeira e dar um saltinho ao Pico e suas vinhas. Se quiser ver baleias e golfinhos, subir ao Pico ou passar umas horas na praia ou em piscinas naturais, já não dá pra nada disso. E o Pico, se bem me lembro, tem mais povoados interessantes para além da Madalena.

3 dias são suficientes para picar o ponto nas 3 mas definitivamente não chegam para conhecer e desfrutar minimamente de nenhuma delas.
Vamos lá ver uma coisa... Os primeiros barcos para S. Jorge e Pico partem por volta das 7:00 da manhã. Demoram 20 a 30 minutos para o Pico, e de 60 a 90 minutos para S. Jorge (depende do estado do mar) e os últimos regressam às 22:00/23:00 para a Horta.

Estamos a falar de um dia inteiiiiiiiiro em cada ilha...

E claro que depende do tempo perdido por cada um em cada ponto, do tempo despendido nas refeições, etc... Tudo muito relativo, mas quando perguntam se 3 dias dá para visitar minimamente as 3 ilhas: dá!
 

JAT

Membro Ativo
Isso do dá é muito relativo.
Até meio-dia dá para ver cada uma delas, agora ver alguma coisa de jeito e tentar desfrutar a conversa já é outra.
Um dia também dá e cresce para ver a ilha de são Miguel de uma ponta a outra, agora desfruta-se de alguma coisa? Não....

Só a titulo de exemplo, a fajã mais bonita de São Jorge é a Fajã do Santo Cristo e, pelo menos, meio dia (3 horas) vai-se gastar a ir lá baixo ver, dar um mergulho e voltar, por exemplo:

http://trilhos.visitazores.com/pt-pt/trilhos-dos-acores/sao-jorge/serra-do-topo-caldeira-do-santo-cristo-faja-dos-cubres
http://www.amigosdosacores.pt/wp-content/uploads/2009/07/Trilho_Faja_StoCristo.pdf

http://casadacaldeira.com/como-chegar-a-faja/

Mas lá está, se formos a correr, ou de mota 4 a fundo, se calhar até nem se gasta 1h30 (a correr) e 1 hora (mota 4).

Arranjo maneira de passares uma semana cá (São Miguel) e não repetires os mesmos sítios a ver/desfrutar, desde que o tempo assim o permita.

Qualquer dúvida, ou informação disponha, é só questão de me enviar msg que não tenho qualquer tipo de problema em ajudar/encaminhar.

PS: Não tenho qualquer interesse comercial, apenas tento ajudar e fazer com que, quem nos visite leve o que de melhor EXISTE nos AÇORES.
 

JAT

Membro Ativo
Ops, desculpa LuisaAlmeida.
Esqueci-me de copiar o link:

http://www.spotazores.com/

Atenção que este não link não é a meteorologia, mas sim câmaras espalhadas em pontos estratégicos das diferentes ilhas, através das quais permite-nos ver o estado do tempo em tempo real.
 

JAT

Membro Ativo
Está muito bom, pois a semana passada, se não me falha a memória, foi só chuva :( LOLOLOLOL
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Subbuteiro, como disse num post anterior, 3 dias são suficientes para "picar o ponto" nas 3. Para as conhecer minimamente não, na minha opinião.

Um dia "inteiiiiro" é para a Fajã do Santo Cristo. Se há sítio em Portugal que merece, na minha opinião, é esse.

Mas claro, até quem "conheça" cidades como Paris, Londres ou Roma num só dia e quem "varra" o Sudeste Asiático "todo" em 15 dias.

Quanto ao barco, já fiz a viagem há uns anos e durou mais do que as 2h anunciadas. Por curiosidade fui pesquisar e o tempo anunciado actualmente é esse. Por fim, sair as 7 implica levantar às 5 e tal ou 6h. É a tal coisa, dar dá. Se faz sentido já vai-se cada um (para mim não).
 
  • Gostar
Reações: JAT

agnusporfius

Membro Conhecido
Uma questão, indo de barco a Santa Maria e regressando no mesmo dia dá para ver o principal da Ilha ou devemos estender por mais do que um dia? O conceito não é ficar a dormir na praia tipo foca. Ir à praia sim disfrutar um pouco s e sguir para outros pontos/actividades.
 

JAT

Membro Ativo
Quais os horários do barco? Não esquecer que se for de carro (o que julgo ser o caso) à hora de chegada a Santa Maria deve-se acrescentar uns bons 30m (a ser otimista-tempo de desembarque das pessoas e/ou carro) e diminuir uma hora à partida (hora que se tem de estar no cais de embarque com o carro) . Não esquecer em retirar uma hora para o almoço o que no fim dá cerca de 5 horas +- para ver a ilha. Um dia, em principio, dá para dar a volta à ilha, ver os pontos principais e desfrutar de alguma/pouca coisa. Mas lá está, isso tudo depende do conceito de cada um. São Miguel também se consegue ver os pontos principais num dia, no entanto, faço-lhe um "guia" onde pode passar uma semana sem repetir os mesmo sítios e ao mesmo tempo desfrutar com calma dos locais com mais interesse.
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Eu ando à anos para ir aos Açores e sempre tive na cabeça que seriam necessários 4/5 dias para são Miguel, 1/2 dias para santa maria, 2 dias para Terceira e 4 dias para o triângulo, totalizando 13 dias no total. A questão aqui é que há tanta coisa para ver e fazer em cada uma das ilhas que o complicado é agilizar tudo.

A minha ideia seria voar de Lisboa para os Açores para S. Miguel e ai ficar os 5 dias, depois 2 dias para Santa Maria. De seguida terceira e por ultimo o triangulo, não sei onde seria mais conveniente a base, se no Faial se no PIco e depois regresso ao continente. Agora a questão é se esta é a ordem melhor ou deveria fazer outro tipo de percurso. Talvez com o transbordo grátis começar por Santa Maria seja uma opção e depois ir de barco para S. Miguel. Ligação de seguida para a terceira, talvez por avião dada a duração do barco e os tais 2 dias, talvez 3, não sei e depois o triangulo. Mas ainda tenho tudo muito confuso na minha cabeça
 

JAT

Membro Ativo
Sem me preocupar com custos/tempo de viagens vejo 2 cenários e algumas soluções:
Cenário 1: São Miguel ser o ponto de chegada e partida para o continente (LIS-PDL; PDL-LIS);
Cenário 2: São Miguel ser o ponto de chegada(LIS-PDL) do continente e outra ilha o ponto de partida (TER-LIS; FAI.-LIS ou PIC-LIS);
A principal diferença entre ambos será a poupança de tempo de viagens de regresso e o preço. Não esquecer que o reencaminhamento é grátis dentro das 24 horas.
Agora perante estes cenários é questão de se explorar a relação custo beneficio das diferentes opções.

PS: As abreviaturas querem dizer: LIs-Lisboa; SMA-Santa Maria; SMG-São Miguel; TER-Terceira; SJG-São Jorge; PIC-Pico e FAI- Faial
 
Top