Novidades

ÚLTIMA HORA - Ataque a hotel na Tunísia faz vítimas

ploferreira

Administrador
Staff
A Turquia ainda vai dar que falar, para mim é dos locais mais perigosos, mas esperemos que nada de grave aconteça.
Concordo, Já está algum tempo na minha lista e ponderei sériamente dar lá um salto em Setembro, mas da forma que as coisas estão acho que ainda não vai ser este ano...
 

Diogo Barros

Membro Conhecido
Com tantos medos que se espalham ainda vamos ver quem prefira férias nas ilhas...Selvagens!
Hoje vi num site oferta de semana com TI na Tunisia a menos de 400€! Senti pena de quem por lá trabalha e oferece serviço por esse valor ...e já nem penso do custo da viagem incluído. A Tunisia continua a ser um pais onde se podem passar férias agradáveis e a questão do medo não deve ser empolada, porque riscos há em outros outros locais e e diversa natureza.
Isso é preço normal, na Dominicanatours tinhas ou tens imensas ofertas para a Tunísia por esse valor. ;)
 

lfdm

Membro Conhecido
Concordo com algumas das coisas que foram ditas e discordo de outras como naturalmente acontece com a generalidade das pessoas.
Sempre me ensinaram que para resolver um problema, devemos decompor este em problemas mais pequenos para chegarmos a solução.
Então:
1. A Tunísia é apoiante do estado Islâmico ou simpatizante do radicalismo muçulmano? Não
2. Quem efectuou os ataques cobardes e sem qualquer sentido é representativo da generalidade do povo tunisino? Não
3. É seguro ir a Tunísia neste momento? Provavelmente sim. Se eu iria? Não, devido ao facto de não querer estar a pensar e sentir o que se passou. De estar na praia e ver ao meu lado um policia ou militar de metralhadora em punho. De me ser constantemente perguntado onde vou e o que vou fazer, etc. Todo o tipo de coisas que não espero numas férias.
Agora na minha modesta opinião não ir por medo é que não faz sentido, se colocarmos o problema matematicamente/estatisticamente, morrem mais turistas de ataques terroristas ou de outras causas (acidentes, doença, roubos etc.)? Pode parecer uma opinião fria, mas penso que é da forma como as pessoas devem encarar as coisas. Na mesma linha de pensamento, quantas vezes ouvimos dizer que viajar de avião é mais seguro do que viajar de automóvel? Deixamos de viajar de avião quando algum tem um acidente?

Relativamente a Turquia, este ano vou lá. Espero sinceramente que nada aconteça, mas a probabilidade de acontecer alguma coisa é maior na viagem de avião do que devido a ataque terrorista. Espero estar correcto!!!!!

Em resumo, cada um deve olhar para aquilo que são as suas motivações e gostos e não se deixar condicionar por aquilo que supostamente pode acontecer ou não. Nos meus 36 anos de vida cada vez me convenço mais que não controlamos nadinha de nada, por isso, bola para a frente e fé em deus, como se costuma dizer....
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
E
Eu não digo que é mais seguro ir para Djerba ou Cabo verde (acho que a segurança é igual em ambos os sítios)... mas digam-me vocês porque é que não igualmente seguro em relação a outro destino? So porque não existem em cabo verde registos históricos de situações horríveis como esta?! Acho que não é justificação...
Roller, só podes estar a gozar (desculpa lá mas parece;)), que não há 100% de segurança em lado nenhum é verdade mas há uma razão óbvia pela qual o risco de ocorrer um atentado na Tunísia é muito maior do que em Cabo Verde, Cabo Verde não tem nenhuma relação com nenhum dos factores que provocam maiores riscos de atentados enquanto que a Tunísia tem.

Não há impossíveis mas em termos de probabilidades não há comparação possível.
 

roller

Membro Conhecido
Roller, só podes estar a gozar (desculpa lá mas parece;)), que não há 100% de segurança em lado nenhum é verdade mas há uma razão óbvia pela qual o risco de ocorrer um atentado na Tunísia é muito maior do que em Cabo Verde, Cabo Verde não tem nenhuma relação com nenhum dos factores que provocam maiores riscos de atentados enquanto que a Tunísia tem.

Não há impossíveis mas em termos de probabilidades não há comparação possível.
Pedro, é a tua opinião eu respeito... mas o mesmo se poderia dizer de Madrid ou Londres... mas infelizmente já não se pode dizer tal coisa...
 
Última edição:

Septuni

Membro Conhecido
Roller, só podes estar a gozar (desculpa lá mas parece;)), que não há 100% de segurança em lado nenhum é verdade mas há uma razão óbvia pela qual o risco de ocorrer um atentado na Tunísia é muito maior do que em Cabo Verde, Cabo Verde não tem nenhuma relação com nenhum dos factores que provocam maiores riscos de atentados enquanto que a Tunísia tem.

Não há impossíveis mas em termos de probabilidades não há comparação possível.
Concordo plenamente contigo. Ninguém sabe onde vai ocorrer um atentado mas sejamos sinceros, há uma chance muito superior de ocorrer nesses países tipo Tunísia, Egito, Turquia,... do que, por ex., Cabo Verde. E claro que ninguém deve deixar de ir de férias por receio que ocorra um atentado, mas caramba, há certos destinos que podemos evitar onde o risco é muito superior!
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Acho isto tudo muito trágico, e tenho pena das pessoas que morreram, e dos familiares. Mas também tenho muita pena dos tunísinos, o que vão sofrer com isto. É triste o dia em que se julga todo um povo, por causa de um maluco.

Se ia de férias para a Tunísia agora? Nunca tinha considerado ir antes, por isso não sei responder. O que sei é que o terrorismo é uma realidade global, e se fizermos sempre o que eles querem e fugirmos de onde eles querem, eles ganham.

Discordo completamente com quem anda aqui a reivindicar que as agências devem cancelar todas as viagens para aquele destino, etc. Se não querem ir, cancelem a vossa viagem. Se têm a possibilidade de fazer férias, pensem um pouco na pobreza que se vive nesse país e não lhes desejem ainda mais desgraça! Certamente que a situação é bem pior para eles agora, e não precisam dos vossos alarmismos.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Conforme se esperava, o prejuízo para o turismo da Tunísia vai ser elevado...

Como medida imediata, parece que vai ser suprimida a taxa de entrada no pais.

<<A ministra do Turismo da Tunísia afirmou, esta segunda-feira, que o atentado de sexta-feira, num hotel, que fez 38 mortos, incluindo uma turista portuguesa, pode ter um impacto económico superior a 450 milhões de euros em 2015.

"Foram feitos cálculos. Não estamos em condições de facultar o valor exato, mas podemos contar, pelo menos, no que toca ao impacto no Produto Interno Bruto (PIB), com perda de receitas de mil milhões de dinares", o equivalente a mais de 450 milhões de euros, declarou Selma Elloumi Rekik.

"Trata-se de um [valor] mínimo, mas ainda assim é, neste momento, uma estimativa", afirmou durante uma conferência de imprensa.

O orçamento de Estado da Tunísia para o ano de 2015 é de cerca de 29 mil milhões de dinares (13,3 mil milhões de euros).

A ministra do Turismo anunciou uma série de "medidas de urgência" para apoiar os profissionais do setor, como "empréstimos excecionais" para financiar a atividade para as épocas 2015 e 2016.

Selma Elloumi Rekik indicou ainda que o governo decidiu suprimir a taxa de saída do território -- de 30 dinares (13,7 euros) -- imposta no ano passado aos estrangeiros não residentes. Essa medida tem de ser, contudo, sujeita à aprovação do parlamento.

"Se o setor colapsa (...), a economia desmorona", realçou.

Na sexta-feira, um jovem estudante tunisino entrou na praia do hotel Riu Imperial Marhaba em Port El Kantaoui, perto de Sousse (140 quilómetros a sul de Tunes), e disparou indiscriminadamente sobre os turistas com uma "Kalachnikov".

Matou 38 pessoas, incluindo 15 britânicos e uma portuguesa de 76 anos, além de cidadãos alemães, irlandeses e belgas, e feriu 39, das quais 25 britânicos, sete tunisinos e três belgas, antes de ser abatido.

Este ataque representa um novo golpe contra o setor vital do turismo, três meses depois do atentado contra o museu do Bardo em Tunes (22 mortos, incluindo 21 turistas), também reivindicado pelo movimento autoproclamado Estado Islâmico.

Lusa/SOL>>
 

Diogo Cardoso

Membro Novo
Cada um têm a sua opinião , é certo .

E ainda bem que assim é .

O que é facto , e falo por mim , sabendo que houve o atentado na praia não me iria sentir "seguro" ao estar na praia apanhar sol . E para quem viaja com filhos muito menos .

Portanto os inseguros cancelam as viagens , os aventureiros seguem a sua aventura .

Por fim , o que interessa é que temos todos a mesma opinião / sentimento quanto ao povo Tunisino .

E quem já lá esteve sabe do que falo . E volto a referir que as pessoas que vemos no Hotel sempre com um sorriso recebem pouco muito pouco mesmo .

O que lhes safa é mesmo as grojetas e o amizade pelos turistas . Soube de um caso o ano passado de um empregado do RIU PALACE - Hammamet , que chegou a vir a Portugal visitar uns Turistas Portugueses que lhe pagaram as passagens para vir conhecer o nosso País ;)
 
eh pá, vocês estão a assustar-me :(

Tenho férias marcadas de 12 a 19 de Julho para Antalya e ao ler as vossas opiniões, concretamente em relação à Turquia, começo a ficar seriamente preocupado.

Bem sei que a proximidade da Turquia à Siria poderá ser um factor de risco, mas o que é certo é que não houve até à data qualquer atentado nem qualquer movimentação do EI na Turquia. E Antalya não fica assim tão próximo da Siria, são 500km em linha recta!
Também espero que, com estes últimos acontecimentos, as autoridades na Turquia tomem medidas de segurança para prever casos semelhantes.

Agora, uma coisa é certa, ainda falta 1,5 semanas se tudo correr bem, mas se houver algum incidente sem dúvida que cancelarei a minha viagem. Não vou sujeitar a minha filha e esposa grávida a um risco desses. Além de que não iria conseguir desfrutar das férias com o constante pensamento de insegurança.
 

roller

Membro Conhecido
eh pá, vocês estão a assustar-me :(

Tenho férias marcadas de 12 a 19 de Julho para Antalya e ao ler as vossas opiniões, concretamente em relação à Turquia, começo a ficar seriamente preocupado.

Bem sei que a proximidade da Turquia à Siria poderá ser um factor de risco, mas o que é certo é que não houve até à data qualquer atentado nem qualquer movimentação do EI na Turquia. E Antalya não fica assim tão próximo da Siria, são 500km em linha recta!
Também espero que, com estes últimos acontecimentos, as autoridades na Turquia tomem medidas de segurança para prever casos semelhantes.

Agora, uma coisa é certa, ainda falta 1,5 semanas se tudo correr bem, mas se houver algum incidente sem dúvida que cancelarei a minha viagem. Não vou sujeitar a minha filha e esposa grávida a um risco desses. Além de que não iria conseguir desfrutar das férias com o constante pensamento de insegurança.
Não acho que devas ter qualquer preocupação... mas o perigo nunca se sabe onde anda. Não penses nisso ;)
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Pedro, é a tua opinião eu respeito... mas o mesmo se poderia dizer de Madrid ou Londres... mas infelizmente já não se pode dizer tal coisa...
É claro que não passa duma opinião e vale o que vale, mas acho que é uma opinião que tem base nalguns factos e nalguma lógica.

A principal fonte de terrorismo actualmente é o islamismo radical árabe, o que significa que o problema está dentro da própria Tunísia, e este factor é agravado pela vizinhança com a Líbia, que hoje em dia é uma espécie de faroeste nessa matéria.

Nenhum destes factores existe em Cabo Verde, onde penso que nunca houve um atentado e cuja existência os islamitas radicais devem quase que desconhecer.

As coisas são bem diferentes no que toca a Londres, Madrid, ou Paris, que são as capitais de países com uma emigração árabe muito forte, o que significa que há factores internos que aumentam o risco, além de serem alvos apetecíveis para atentados.

Nestas cidades o risco de atentado é de certeza superior ao de Lisboa, onde o risco de atentado também há-de ser superior ao, sei lá, de bratislava e ainda mais ao de Vaduz.

Da mesma maneira que o risco de atentado na Tunísia é seguramente superior ao de Cabo Verde, e infinitamente superior ao de São Tomé, por exemplo.

Mas está claro que isto é só uma opinião;).
 
Top