Portal das Viagens
Registar | Recuperar Password | FAQ | Calendário | Mensagens de Hoje

Portal das Viagens > Check-In do Portal das Viagens > Portugal > Ilhas da Madeira e Ilhas dos Açores

[Report] S.MIGUEL - Encanto e encantamento - by JJPPMM

S.MIGUEL - Encanto e encantamento - by JJPPMM

Este é um tópico sobre S.MIGUEL - Encanto e encantamento - by JJPPMM em Ilhas da Madeira e Ilhas dos Açores, sob a categoria Portugal; Olá a todos Durante alguns dias não acompanhei o Portal pois uma viagem a Ponta Delgada - S. Miguel tornou impossivel essa tarefa. E porque um viajante que se preze nunca sai sem a companhia de uma máquina fotográfica , nesta pequena viagem aconteceu isso mesmo e aproveitei o pouco ...

Resposta

LinkBack Opções do Tópico

S.MIGUEL - Encanto e encantamento - by JJPPMM
Antigo 16-11-2009, 01:51
Viajante

Data de Entrada: Nov 2009
Local: Oeiras
Galeria de Fotos: 2
Padrão S.MIGUEL - Encanto e encantamento - by JJPPMM

Olá a todos

Durante alguns dias não acompanhei o Portal pois uma viagem a Ponta Delgada - S. Miguel tornou impossivel essa tarefa.
E porque um viajante que se preze nunca sai sem a companhia de uma máquina fotográfica , nesta pequena viagem aconteceu isso mesmo e aproveitei o pouco tempo que me sobrava para rever , reviver e reconhecer S. Miguel.

Não é um report o que vou fazer já que não segui um roteiro nem andei a procurar o que visitar , quando e como , será simplesmente um amontoado de fotos que poderão mostrar as diferenças a quem já lá foi e desvendear uma vez mais a beleza única , incrivel e cativante desta ilha dos Açores. Não deu nem de perto para ver a ilha , simplesmene deu para umas escapadelas por parte dela, espero que gostem.

Sem a pequena grande confusão do Verão ,onde milhares de Açoreanos emigrados nos EUA voltam á sua terra , e aproveitando principalmente a noite , agarrei na máquina e no tripé e fui descobrir a nova zona das " PORTAS DO MAR ".
Para quem conhecia esta zona no passado , as mudanças são excepcionais.
Uma zona de atracagem de barcos de grande porte foi criada. Estes dias esses grandes barcos não estavam , mas estava simplesmente um navio escola da Alemanha ( mesmo assim bonito ). Vejam :

Toda a "marginal " de Ponta Delgada foi modificada pois criaram uma zona de passeio onde cabem alguns restaurantes e construiram também um equipamento que de facto já fazia falta a uma capital e principalmente a uma cidade virada ao mar. Uma " MARINA ".

Uma das novidades é também esta escada que diria eu é de aplicação múltipla , pois serve para " espreitar " mais de perto os barcos que atracam do outro lado do cais, por baixo possui um luxuoso restaurante de 5 estrelas e serve tambem de anfiteatro já que possui nas suas escadas as cadeiras necessárias a esse fim.

E porque o tempo permitiu e antes de rumar a outra paragem e aproveitando a altura deste anfiteatro deu para fazer uma panorâmica nocturna da marginal de Ponta Delgada.

E porque neste dia fazia além de bastante vento , também frio , decidi resguardar-me e caminhei em direcção ao centro de Ponta Delgada onde os trabalhos eram bastantes já que começaram a colocar e a testar as luzes de Natal.

As Portas da Cidade continuam a ser um ex libris de Ponta Delgada , talvez o monumento mais fotografado de todo o arquipélago. Eu da minha parte fotografei á noite e com algumas esperas para que nenhum carro fosse " destruir " a imagem com as suas luzes. O resultado foi este.

A Torre da Sé , continua altiva e importante neste conjunto uniforme de pedras basálticas . Neste dia já estava iluminada e iluminava também aqueles que ao pé dela a olhavam. O seu relógio secular de estilo romano continua a fascinar todos aqueles que o observam.

A Sé despertou-mea curiosidade neste final de dia já longo , pois ao contr´srio do que é normal estava completamente iluminada e as conjugações de luz e sombra despertavam em mim uma curiosidade invulgar.
Decidi terminar o dia por ali , dando uma volta completa á mesma de forma a descobrir os contornos de sombras que por ali abundavam.

Comecei na sua fachada principal , algo tapada com as luzes de Natal.

E continuei ao seu redor sempre procurando por aquelas sombras estranhas que por momentos me tinham chamado a atenção.

Podemos dizer que são sombras de ondas , de tendas arábes ou simplesmente sombras .

Mas embora a cidade seja bastante bonita e interessante de visitar , é no campo que está a verdadeira beleza desta ilha.
Eu aproveitando a hora de almoço tentei revisitar o máximo que pode e como afirmei no ínicio , o desenvlvimento de S. Miguel já permite fazer rápidamente algumas viagens que há uns anos demorariam algumas horas .

Eu cá comecei por sair rápidamente de Ponta Delgada e através da via rápida rumar á Ribeira Grande , não com o intuito de entrar mas de seguir até á Lagoa do Fogo.

Como todos sabem , fotografar nos Açores não é dificil pois a beleza das suas paisagens é de tal forma vibrante e única que qualquer clicar se tornará certamente em uma foto única de beleza .

Bem , eu na subida para a Lagoa do Fogo ,decidi parar em um dos muito miradoros que se encontram em pontos estratégicos e calmamente fazer esta foto panorãmica com a Vila da Ribeira Grande como pano de fundo.

Se o tempo estivesse á minha disposição , se os compromissos de trabalho não me chamassem , se estivesse em férias , bem muitos "ses" condicionaram os locais onde á pressa pode parar para não só observar a beleza circundante , mas também para tirar algumas fotos para o meu já extenso album dos Açores. Vejam :

Por sorte este dia o Sol embora algo escondido permitiu fazer algumas fotos onde estas nuvens tipicas dos Açores dão um brilhante contraste a um céu de um azul imaculado.

Aos poucos o primeiro " alvo " deste rápido período de turismo aproximava-se rápidamente. Muitos ( e com razão ) falam de uma outra Lagoa ,mas para mim esta é a mais bonita da Ilha de S. Miguel.

A LAGOA DO FOGO

A Lagoa do Fogo é uma das maiores lagoas dos Açores e a segunda maior da ilha de São Miguel, e é classificada desde 1974 como reserva natural
A lagoa do Fogo, ocupa a grande caldeira de vulcão adormecido do fogo. Este vulcão dá forma ao grande maciço vulcânico da Serra de Água de Pau, localizado no centro da Ilha. Todas esta zona é rodeado por uma densa e exuberante vegtação endémica.

Esta caldeira vulcânica , tal como o vulcão que lhe deu forma é a mais jovem da Ilha de São Miguel e ter-se-á formado há cerca de 15 000 anos. A sua configuração actual é resultado do último colapso, tido como importante e que ocorreu no topo do vulcão, há aproximadamente 5 mil anos. A última erupção data de 1563

Esta lagoa, é também a mais alta da Ilha de São Miguel, facto que se deve a se encontrar no cimo de uma montanha cujo ponto mais alto se eleva a 949 metros. Localiza-se no topo do grande vulcão do Fogo , também conhecido como vulcão de Água de Pau. A caldeira tem forma de colapso tem forma elíptica e dimensões aproximadas de 3 x 2,5 km. As paredes desta caldeira chegam a atingir desníveis de 300 metros.

Para quem já conhece S. Miguel sabe que esta Lagoa é acessível por duas zonas : através da Ribeira Grande , passando pela Caldeira Velha ou através da Lagoa.
Eu optei por subir pelo lado da Ribeira Grande e descer pela Lagoa , já que também aqui existe uma via rápida que me colocou na cidade num abrir e fechar de olhos.

Uma panorâmica de Lagoa com Ponta Delgada ao fundo.

Embora a descida até á Lagoa seja bastante acentuada , muitos são os locias onde se pode parar o carro e tirar umas chapas :

Tendo sempre como pano de fundo a cidade de Ponta Delgada , muitas são as vistas que se podem observar desde esta ingreme descida.
Como em quase toda a ilha , muitos são os motivos de interesse que se observam ao longo de uma breve viagem.

As vacas , elemento sempre presente na paisagem dos Açores , nunca deixam de ser motivo de interesse e de curiosidade pois quase sempre se fundem com a paisagem ou mesmo com o próprio vale ou colina .

Bem .... no último dia e num esforço extraordinário ainda deu para terminar umas reuniões a horas chamadas "decentes " que permitissem visitar o ex libris de S. Miguel com Sol ou luz natural.

Última edição por JJPPMM; 01-02-2010 às 21:48
Responder com Quote

Antigo 16-11-2009, 01:51
Viajante

Padrão Re: S.MIGUEL - Encanto e encantamento - by JJPPMM

LAGOA DAS SETE CIDADES

A caldeira das Sete Cidades foi formada por colapsos sucessivos de dois relevos que a circundam, e tem um diâmetro de 400 metros.
É uma das maiores caldeiras de abatimento dos Açores. Os bordos apresentam quase sempre vertentes muito inclinadas, sendo possível encontrar nelas vestígios da vegetação primitiva dos Açores.

Situada na parte plana da margem da Lagoa Azul, a freguesia das Sete Cidades é constituída por casas tradicionais, algumas ainda com os graneis de pés altos.

Em termos arquitectónicos, destacam-se a Igreja de São Nicolau (estilo neogótico, inaugurada em 1852), a casa dos herdeiros de Caetano de Andrade e o túnel de descarga da lagoa (inaugurado em 1937).

Esta grande lagoa, quase irmanada em encanto com a Lagoa do Fogo é o maior reservatório natural de água doce de superfície dos Açores ocupa uma área bastante vasta que chega aos 4.35 quilómetros quadrados.
Esta lagoa tem uma característica muito pouco comum relativa a coloração das suas águas sendo que a lagoa é dividida por canal pouco profundo atravessado por uma ponte baixa separando de um lado um lago de águas de tom verde e do outro, outro lago de cor azul. A profundidade desta lagoa e de 33 metros.

Possivelmente pelas suas características e aspectos únicos surgiram muitas lendas que envolvem esta lagoa, caldeira das Sete Cidades, como é uma incrível lenda que a liga ao mito da Atlântida.

Na estrada de acesso á Lagoa e á vila das Sete Cidades podemos encontrar um vale de luxúria verdejante e onde apetece sentar , descansar os olhos e deixar que o vento percorra os nossos ouvidos e nos conte a interminável história de um principe e uma princesa que choraram de amor e assim se criaram as Lagoas verde e azul.

Incrompreensível continua a ser este hotel que apesar de construido há já muitoa anos e apesar de estar inserido numa das paisagens mais magnificas de Portugal , continua até hoje desabitado e a apodrecer. Que fazer ?????

Descendo pelo lado do Pico do Carvão e embora o tempo já fosse apertado pois o avião não espera ainda deu tempo para mais esta foto onde podemos ver grande parte da costa do Nordeste.

E porque o Sol já fugia no horizonte , o vento começava a ser mais forte e o tempo era já escasso , parei por momentos no miradouro junto ao aeroporto para me despedir uma vez mais de uma ilha maravilhosa como é esta de S. Miguel, com a promessa constante de umdia voltar.

E aproveitando esse astro magnifico a despedir-se também eu me despedi de S. Miguel e agora de todos vós que têm paciência para ler estes meus reports.

Abraço a todos e já sabem façam o favor de ser felizes.

João Paulo

Última edição por JJPPMM; 01-02-2010 às 21:49
Responder com Quote

Antigo 16-11-2009, 09:09
Expert

Nome Real: Tiago Maia
Data de Entrada: Jan 2008
Local: Aveiro
Galeria de Fotos: 0

pena as viagens para São Miguel estarem tão caras....
2008 - Gammarth, Tunísia (Marsans e Tunisair)
2009 - Julho - Boavista, Cabo Verde (Soltrópico e Sata)
2009 - Agosto - Sherm al sheik, Egipto (Soltropico e Egyptair)
2009 - Escapadinha 5Out no Funchal (Booking + Easyjet e Sata)
2009 - Ida e volta no dia 31Out a Madrid (c/ Ryanair)
2010 - Junho - Amesterdão (Tap + Logitravel)
2010 - Junho - Rep.Dom./Punta Cana (Dviagens+Orbest)
Responder com Quote

Antigo 16-11-2009, 11:02
Moderador

Nome Real: Maria Pereira
Data de Entrada: May 2009

Belas Fotos!!!

Concordo absolutamente... S. Miguel é uma ilha fantástica para fotografia.
Adorei visitar a ilha.
Obrigada, por me avivar as memórias...

Maria Pereira

Antigo 16-11-2009, 21:45
Viajante

Olá Maria

Primeiro por favor tira o " você " , gosto que me tratem por tu
Ainda pensei se faria sentido colocar o " report" logo a seguir ao teu , pois o teu é de facto um report já que fazes referência a uma volta completa á Ilha com descrições.
O que eu tentei foi dar a cohecer um pouco de Ponta Delgada á noite e as duas Lagoas principais .

Eu foi só a curiosidade de mostrar a actual Ponta Delgada pois fiquei totalmente surpreendido com a cidade e também com o desenvolvimento da Ilha.

Mas para quem queira informaçoes e dados sobre S. Miguel é melhor ler o teu report ( coisa que ainda não fiz na totalidade ) e de certeza que ficará esclarecido.

Bj
João Paulo
Responder com Quote

Antigo 16-11-2009, 22:32
Expert

Data de Entrada: Feb 2009
Galeria de Fotos: 5

João,

Algumas das paisagens e arquitectura fizeram-me recordar os tempos em que estive em trabalho cerca de 1 mês na Ilha Terceira em 1994.

As fotos estão divinais...
Responder com Quote

Antigo 16-11-2009, 23:00
Expert

Data de Entrada: Apr 2007

Olá João Paulo,
Primeiro a Maria, depois tu...voces querem mesmo que eu vá a S.Miguel, não é?
Adorei as tuas fotos nocturnas, e quanto às restantes, foram apenas o complemento perfeito das tuas palavras, ou terá sido o contrário????
Bjs
Célia
Responder com Quote

Antigo 16-11-2009, 23:01
Administrador

Data de Entrada: Mar 2006
Local: Setúbal
Galeria de Fotos: 52
Enviar mensagem via MSN para Nuno

Parabéns João

São reports destes que nos fazer viajar por todos estes locais ... fotos deslumbrantes!
Fantástico!

Antigo 17-11-2009, 23:24
Moderador

Nome Real: Maria Pereira
Data de Entrada: May 2009

Colocado originalmente por JJPPMM Ver Mensagens
Olá Maria

Primeiro por favor tira o " você " , gosto que me tratem por tu
Ainda pensei se faria sentido colocar o " report" logo a seguir ao teu , pois o teu é de facto um report já que fazes referência a uma volta completa á Ilha com descrições.
O que eu tentei foi dar a cohecer um pouco de Ponta Delgada á noite e as duas Lagoas principais .

Eu foi só a curiosidade de mostrar a actual Ponta Delgada pois fiquei totalmente surpreendido com a cidade e também com o desenvolvimento da Ilha.

Mas para quem queira informaçoes e dados sobre S. Miguel é melhor ler o teu report ( coisa que ainda não fiz na totalidade ) e de certeza que ficará esclarecido.

Bj
João Paulo

Olá João Paulo!

Agradeço a referência ao meu report, mas a minha opinião é que aqui no Portal todos os reports são igualmente importantes e nenhum substitui outro quanto ao mesmo destino, porque cada report pode ter alguma informação semelhante, mas todos têm informações novas e/ou mais completas e as fotos são sempre o elemento mais apelativo que identifica e caracteriza o destino. Principalmente as tuas fotos!!! Que são todas de excelente qualidade e, sem dúvida, uma mais valia aqui para o fórum.
Ainda bem que fizeste este report!

Aguardo por novos reports com muiiiiiiiiiiiiiiiiitas fotos!!!!

Maria Pereira

P.S. - Eu também gostei muito de visitar Ponta Delgada à noite.
E também não consegui perceber o motivo daquele hotel sito na Vista do Rei, localizado numa paisagem privilegiada, estar inactivo. É uma pena!

Antigo 30-04-2010, 00:53
Domingueiro

Data de Entrada: Apr 2010

Adorei a minha ida aos Açores. Foi o local mais bonito que já visitei em Portugal, sem dúvida.
Responder com Quote

Antigo 14-07-2010, 00:32
Domingueiro

Nome Real: Nuno
Data de Entrada: Jul 2010

Olá a todos, serão 3 dias o suficiente para conhecer a ilha ou saberá a pouco?
Responder com Quote

Antigo 14-07-2010, 01:32
Viajante

Olá Nuno

Na minha opinião vai saber a pouco , mas depende do que gostares de ver.
É muito fácil chegar á Lagoa do Fogo e por ali ficar horas , é muito fácil chegar ás Sete Cidades e querer descer á Vila e passear junto á Lagoa.
È muito fácil estar na Poça da Beija e querer tomar banho ou também ir á Caldeira Velha e por lá ficar a passear.
E como podes constatar ainda não falei de P.Delgada

È como tudo. Se só podes 3 dias aproveita , mas se podes 5ou mais ficarias melhor servido.

Atenção é a minha opinião

Abraço
J.Paulo
Responder com Quote

Antigo 21-07-2010, 14:13
Domingueiro

Nome Real: Sandra
Data de Entrada: Jul 2009

No próximo Sábado vou até a esta magnífica ilha, morro de ansiedade! Boas fotos.
Responder com Quote

Antigo 22-07-2010, 16:37
Domingueiro

Nome Real: ricardo gonçalo graça martins
Data de Entrada: Jul 2010

eu tenho de ir ver o farense ganhar aos açores como arranjo um bilhete barato
Responder com Quote
Resposta

Bookmarks

Opções do Tópico

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
[Report] S. Miguel - Ilha de encanto natural Maria Pereira Ilhas da Madeira e Ilhas dos Açores 30 21-07-2010 14:15
São Miguel e Terceira Miauzinha Ilhas da Madeira e Ilhas dos Açores 1 10-11-2009 21:41
Olá sou o JJPPMM JJPPMM Bem Vindos... 9 10-11-2009 08:59
Cidade de Coimbra...cheia de encanto _Cats_ Portugal 4 15-05-2008 15:08