Portal das Viagens
> Check-In do Portal das Viagens
> Portugal
> Ilhas da Madeira e Ilhas dos Açores [Report] S.MIGUEL - Encanto e encantamento - by JJPPMM
|
Este é um tópico sobre S.MIGUEL - Encanto e encantamento - by JJPPMM em Ilhas da Madeira e Ilhas dos Açores, sob a categoria Portugal; Olá a todos Durante alguns dias não acompanhei o Portal pois uma viagem a Ponta Delgada - S. Miguel tornou impossivel essa tarefa. E porque um viajante que se preze nunca sai sem a companhia de uma máquina fotográfica , nesta pequena viagem aconteceu isso mesmo e aproveitei o pouco ...
![]() |
| | LinkBack | Opções do Tópico |
S.MIGUEL - Encanto e encantamento - by JJPPMM | ||||||
|
| ||||||
| ||||||
| Olá a todos Durante alguns dias não acompanhei o Portal pois uma viagem a Ponta Delgada - S. Miguel tornou impossivel essa tarefa. E porque um viajante que se preze nunca sai sem a companhia de uma máquina fotográfica , nesta pequena viagem aconteceu isso mesmo e aproveitei o pouco tempo que me sobrava para rever , reviver e reconhecer S. Miguel. Não é um report o que vou fazer já que não segui um roteiro nem andei a procurar o que visitar , quando e como , será simplesmente um amontoado de fotos que poderão mostrar as diferenças a quem já lá foi e desvendear uma vez mais a beleza única , incrivel e cativante desta ilha dos Açores. Não deu nem de perto para ver a ilha , simplesmene deu para umas escapadelas por parte dela, espero que gostem. Sem a pequena grande confusão do Verão ,onde milhares de Açoreanos emigrados nos EUA voltam á sua terra , e aproveitando principalmente a noite , agarrei na máquina e no tripé e fui descobrir a nova zona das " PORTAS DO MAR ". Para quem conhecia esta zona no passado , as mudanças são excepcionais. Uma zona de atracagem de barcos de grande porte foi criada. Estes dias esses grandes barcos não estavam , mas estava simplesmente um navio escola da Alemanha ( mesmo assim bonito ). Vejam : ![]() Toda a "marginal " de Ponta Delgada foi modificada pois criaram uma zona de passeio onde cabem alguns restaurantes e construiram também um equipamento que de facto já fazia falta a uma capital e principalmente a uma cidade virada ao mar. Uma " MARINA ". ![]() Uma das novidades é também esta escada que diria eu é de aplicação múltipla , pois serve para " espreitar " mais de perto os barcos que atracam do outro lado do cais, por baixo possui um luxuoso restaurante de 5 estrelas e serve tambem de anfiteatro já que possui nas suas escadas as cadeiras necessárias a esse fim. ![]() E porque o tempo permitiu e antes de rumar a outra paragem e aproveitando a altura deste anfiteatro deu para fazer uma panorâmica nocturna da marginal de Ponta Delgada. ![]() E porque neste dia fazia além de bastante vento , também frio , decidi resguardar-me e caminhei em direcção ao centro de Ponta Delgada onde os trabalhos eram bastantes já que começaram a colocar e a testar as luzes de Natal. As Portas da Cidade continuam a ser um ex libris de Ponta Delgada , talvez o monumento mais fotografado de todo o arquipélago. Eu da minha parte fotografei á noite e com algumas esperas para que nenhum carro fosse " destruir " a imagem com as suas luzes. O resultado foi este. ![]() A Torre da Sé , continua altiva e importante neste conjunto uniforme de pedras basálticas . Neste dia já estava iluminada e iluminava também aqueles que ao pé dela a olhavam. O seu relógio secular de estilo romano continua a fascinar todos aqueles que o observam. ![]() A Sé despertou-mea curiosidade neste final de dia já longo , pois ao contr´srio do que é normal estava completamente iluminada e as conjugações de luz e sombra despertavam em mim uma curiosidade invulgar. Decidi terminar o dia por ali , dando uma volta completa á mesma de forma a descobrir os contornos de sombras que por ali abundavam. Comecei na sua fachada principal , algo tapada com as luzes de Natal. ![]() E continuei ao seu redor sempre procurando por aquelas sombras estranhas que por momentos me tinham chamado a atenção. ![]() ![]() ![]() Podemos dizer que são sombras de ondas , de tendas arábes ou simplesmente sombras . ![]() Mas embora a cidade seja bastante bonita e interessante de visitar , é no campo que está a verdadeira beleza desta ilha. Eu aproveitando a hora de almoço tentei revisitar o máximo que pode e como afirmei no ínicio , o desenvlvimento de S. Miguel já permite fazer rápidamente algumas viagens que há uns anos demorariam algumas horas . Eu cá comecei por sair rápidamente de Ponta Delgada e através da via rápida rumar á Ribeira Grande , não com o intuito de entrar mas de seguir até á Lagoa do Fogo. Como todos sabem , fotografar nos Açores não é dificil pois a beleza das suas paisagens é de tal forma vibrante e única que qualquer clicar se tornará certamente em uma foto única de beleza . Bem , eu na subida para a Lagoa do Fogo ,decidi parar em um dos muito miradoros que se encontram em pontos estratégicos e calmamente fazer esta foto panorãmica com a Vila da Ribeira Grande como pano de fundo. ![]() Se o tempo estivesse á minha disposição , se os compromissos de trabalho não me chamassem , se estivesse em férias , bem muitos "ses" condicionaram os locais onde á pressa pode parar para não só observar a beleza circundante , mas também para tirar algumas fotos para o meu já extenso album dos Açores. Vejam : ![]() ![]() Por sorte este dia o Sol embora algo escondido permitiu fazer algumas fotos onde estas nuvens tipicas dos Açores dão um brilhante contraste a um céu de um azul imaculado. ![]() ![]() Aos poucos o primeiro " alvo " deste rápido período de turismo aproximava-se rápidamente. Muitos ( e com razão ) falam de uma outra Lagoa ,mas para mim esta é a mais bonita da Ilha de S. Miguel. A LAGOA DO FOGO ![]() A Lagoa do Fogo é uma das maiores lagoas dos Açores e a segunda maior da ilha de São Miguel, e é classificada desde 1974 como reserva natural A lagoa do Fogo, ocupa a grande caldeira de vulcão adormecido do fogo. Este vulcão dá forma ao grande maciço vulcânico da Serra de Água de Pau, localizado no centro da Ilha. Todas esta zona é rodeado por uma densa e exuberante vegtação endémica. ![]() Esta caldeira vulcânica , tal como o vulcão que lhe deu forma é a mais jovem da Ilha de São Miguel e ter-se-á formado há cerca de 15 000 anos. A sua configuração actual é resultado do último colapso, tido como importante e que ocorreu no topo do vulcão, há aproximadamente 5 mil anos. A última erupção data de 1563 ![]() Esta lagoa, é também a mais alta da Ilha de São Miguel, facto que se deve a se encontrar no cimo de uma montanha cujo ponto mais alto se eleva a 949 metros. Localiza-se no topo do grande vulcão do Fogo , também conhecido como vulcão de Água de Pau. A caldeira tem forma de colapso tem forma elíptica e dimensões aproximadas de 3 x 2,5 km. As paredes desta caldeira chegam a atingir desníveis de 300 metros. ![]() Para quem já conhece S. Miguel sabe que esta Lagoa é acessível por duas zonas : através da Ribeira Grande , passando pela Caldeira Velha ou através da Lagoa. Eu optei por subir pelo lado da Ribeira Grande e descer pela Lagoa , já que também aqui existe uma via rápida que me colocou na cidade num abrir e fechar de olhos. Uma panorâmica de Lagoa com Ponta Delgada ao fundo. ![]() Embora a descida até á Lagoa seja bastante acentuada , muitos são os locias onde se pode parar o carro e tirar umas chapas : ![]() ![]() Tendo sempre como pano de fundo a cidade de Ponta Delgada , muitas são as vistas que se podem observar desde esta ingreme descida. Como em quase toda a ilha , muitos são os motivos de interesse que se observam ao longo de uma breve viagem. ![]() As vacas , elemento sempre presente na paisagem dos Açores , nunca deixam de ser motivo de interesse e de curiosidade pois quase sempre se fundem com a paisagem ou mesmo com o próprio vale ou colina . ![]() Bem .... no último dia e num esforço extraordinário ainda deu para terminar umas reuniões a horas chamadas "decentes " que permitissem visitar o ex libris de S. Miguel com Sol ou luz natural. Última edição por JJPPMM; 01-02-2010 às 21:48 | ||||||
|
| ||||||
| ||||||
| LAGOA DAS SETE CIDADES ![]() A caldeira das Sete Cidades foi formada por colapsos sucessivos de dois relevos que a circundam, e tem um diâmetro de 400 metros. É uma das maiores caldeiras de abatimento dos Açores. Os bordos apresentam quase sempre vertentes muito inclinadas, sendo possível encontrar nelas vestígios da vegetação primitiva dos Açores. ![]() Situada na parte plana da margem da Lagoa Azul, a freguesia das Sete Cidades é constituída por casas tradicionais, algumas ainda com os graneis de pés altos. Em termos arquitectónicos, destacam-se a Igreja de São Nicolau (estilo neogótico, inaugurada em 1852), a casa dos herdeiros de Caetano de Andrade e o túnel de descarga da lagoa (inaugurado em 1937). ![]() Esta grande lagoa, quase irmanada em encanto com a Lagoa do Fogo é o maior reservatório natural de água doce de superfície dos Açores ocupa uma área bastante vasta que chega aos 4.35 quilómetros quadrados. Esta lagoa tem uma característica muito pouco comum relativa a coloração das suas águas sendo que a lagoa é dividida por canal pouco profundo atravessado por uma ponte baixa separando de um lado um lago de águas de tom verde e do outro, outro lago de cor azul. A profundidade desta lagoa e de 33 metros. ![]() Possivelmente pelas suas características e aspectos únicos surgiram muitas lendas que envolvem esta lagoa, caldeira das Sete Cidades, como é uma incrível lenda que a liga ao mito da Atlântida. Na estrada de acesso á Lagoa e á vila das Sete Cidades podemos encontrar um vale de luxúria verdejante e onde apetece sentar , descansar os olhos e deixar que o vento percorra os nossos ouvidos e nos conte a interminável história de um principe e uma princesa que choraram de amor e assim se criaram as Lagoas verde e azul. ![]() ![]() Incrompreensível continua a ser este hotel que apesar de construido há já muitoa anos e apesar de estar inserido numa das paisagens mais magnificas de Portugal , continua até hoje desabitado e a apodrecer. Que fazer ????? ![]() Descendo pelo lado do Pico do Carvão e embora o tempo já fosse apertado pois o avião não espera ainda deu tempo para mais esta foto onde podemos ver grande parte da costa do Nordeste. ![]() E porque o Sol já fugia no horizonte , o vento começava a ser mais forte e o tempo era já escasso , parei por momentos no miradouro junto ao aeroporto para me despedir uma vez mais de uma ilha maravilhosa como é esta de S. Miguel, com a promessa constante de umdia voltar. E aproveitando esse astro magnifico a despedir-se também eu me despedi de S. Miguel e agora de todos vós que têm paciência para ler estes meus reports. ![]() Abraço a todos e já sabem façam o favor de ser felizes. João Paulo Última edição por JJPPMM; 01-02-2010 às 21:49 | ||||||
|
| ||||||
| ||||||
| pena as viagens para São Miguel estarem tão caras....
__________________ < 2006 - Mt Portugal 2006 - Maceió, Brasil (TerraBrasil e BRA) 2007 - Magaluff, Palma Maiorca (Soultour e Spanair) 2008 - Gammarth, Tunísia (Marsans e Tunisair) 2009 - Julho - Boavista, Cabo Verde (Soltrópico e Sata) 2009 - Agosto - Sherm al sheik, Egipto (Soltropico e Egyptair) 2009 - Escapadinha 5Out no Funchal (Booking + Easyjet e Sata) 2009 - Ida e volta no dia 31Out a Madrid (c/ Ryanair) 2010 - Junho - Amesterdão (Tap + Logitravel) 2010 - Junho - Rep.Dom./Punta Cana (Dviagens+Orbest) | ||||||
|
| ||||||
| ||||||
| Belas Fotos!!! ![]() Concordo absolutamente... S. Miguel é uma ilha fantástica para fotografia. Adorei visitar a ilha. Obrigada, por me avivar as memórias... Maria Pereira
__________________ "A felicidade não é uma estação à qual chegaremos, mas sim uma forma de viajar." (Margaret Lee Runbeck) | ||||||
|
| ||||||
| ||||||
| Olá Maria Primeiro por favor tira o " você " , gosto que me tratem por tu ![]() Ainda pensei se faria sentido colocar o " report" logo a seguir ao teu , pois o teu é de facto um report já que fazes referência a uma volta completa á Ilha com descrições. O que eu tentei foi dar a cohecer um pouco de Ponta Delgada á noite e as duas Lagoas principais . Eu foi só a curiosidade de mostrar a actual Ponta Delgada pois fiquei totalmente surpreendido com a cidade e também com o desenvolvimento da Ilha. Mas para quem queira informaçoes e dados sobre S. Miguel é melhor ler o teu report ( coisa que ainda não fiz na totalidade ) e de certeza que ficará esclarecido. Bj João Paulo | ||||||
|
| ||||||
| ||||||
| João, Algumas das paisagens e arquitectura fizeram-me recordar os tempos em que estive em trabalho cerca de 1 mês na Ilha Terceira em 1994. As fotos estão divinais... | ||||||
|
| ||||||
| ||||||
| Olá João Paulo, Primeiro a Maria, depois tu...voces querem mesmo que eu vá a S.Miguel, não é ?Adorei as tuas fotos nocturnas, e quanto às restantes, foram apenas o complemento perfeito das tuas palavras, ou terá sido o contrário ????Bjs Célia | ||||||
|
| ||||||
| ||||||
| Parabéns João ![]() São reports destes que nos fazer viajar por todos estes locais ... fotos deslumbrantes!Fantástico! | ||||||
|
| ||||||
| ||||||
| Colocado originalmente por JJPPMM
Olá João Paulo! Agradeço a referência ao meu report, mas a minha opinião é que aqui no Portal todos os reports são igualmente importantes e nenhum substitui outro quanto ao mesmo destino, porque cada report pode ter alguma informação semelhante, mas todos têm informações novas e/ou mais completas e as fotos são sempre o elemento mais apelativo que identifica e caracteriza o destino. Principalmente as tuas fotos!!! Que são todas de excelente qualidade e, sem dúvida, uma mais valia aqui para o fórum.Ainda bem que fizeste este report! ![]() Aguardo por novos reports com muiiiiiiiiiiiiiiiiitas fotos!!!! ![]() Maria Pereira P.S. - Eu também gostei muito de visitar Ponta Delgada à noite. E também não consegui perceber o motivo daquele hotel sito na Vista do Rei, localizado numa paisagem privilegiada, estar inactivo. É uma pena!
__________________ "A felicidade não é uma estação à qual chegaremos, mas sim uma forma de viajar." (Margaret Lee Runbeck) | ||||||
|
| ||||||
| ||||||
| Adorei a minha ida aos Açores. Foi o local mais bonito que já visitei em Portugal, sem dúvida. | ||||||
|
| ||||||
| ||||||
| Olá a todos, serão 3 dias o suficiente para conhecer a ilha ou saberá a pouco? | ||||||
|
| ||||||
| ||||||
| Olá Nuno Na minha opinião vai saber a pouco , mas depende do que gostares de ver. É muito fácil chegar á Lagoa do Fogo e por ali ficar horas , é muito fácil chegar ás Sete Cidades e querer descer á Vila e passear junto á Lagoa. È muito fácil estar na Poça da Beija e querer tomar banho ou também ir á Caldeira Velha e por lá ficar a passear. E como podes constatar ainda não falei de P.Delgada ![]() È como tudo. Se só podes 3 dias aproveita , mas se podes 5ou mais ficarias melhor servido. Atenção é a minha opinião Abraço J.Paulo | ||||||
|
| ||||||
| ||||||
| No próximo Sábado vou até a esta magnífica ilha, morro de ansiedade! Boas fotos. | ||||||
|
| ||||||
| ||||||
| eu tenho de ir ver o farense ganhar aos açores como arranjo um bilhete barato | ||||||
![]() |
| Bookmarks |
| Opções do Tópico | |
| |
Tópicos Similares | ||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| [Report] S. Miguel - Ilha de encanto natural | Maria Pereira | Ilhas da Madeira e Ilhas dos Açores | 30 | 21-07-2010 14:15 |
| São Miguel e Terceira | Miauzinha | Ilhas da Madeira e Ilhas dos Açores | 1 | 10-11-2009 21:41 |
| Olá sou o JJPPMM | JJPPMM | Bem Vindos... | 9 | 10-11-2009 08:59 |
| Cidade de Coimbra...cheia de encanto | _Cats_ | Portugal | 4 | 15-05-2008 15:08 |