Novidades

[Report] Bahia Principel El Portillo - Samaná

calu

Membro Conhecido
Bahia Principel El Portillo - Samaná (Julho 2009)

Demorou, é longo, mas espero que valha a pena :p Cá vai:
Vôo e chegada
Gostei do voo da White. Para lá, o vôo tinha animação para crianças, com 3 animadoras muito simpáticas que iam buscar as crianças para fazer magia, pintar, histórias, adivinhas, etc. Uma óptima idéia da companhia. Para lá, o catering era bastante bom. No retorno, o voo já não tinha animação (voo nocturno) e o catering não era tão bom (já não era catering português, mas obviamente de uma empresa local da República).
Levem uma caneta a jeito, para preencher a habitual papelada de entrada no país. O voo foi directo para o pequeno aeroporto de Samaná. À saída do vôo, umas meninas querem tirar fotos connosco, foto essa que podemos comprar no aeroporto no dia do nosso retorno. De seguida, as habituais tarifas de 20 dólares à entrada por pessoa (fiz o câmbio ainda no aeroporto da Portela, mesmo à entrada na zona das partidas, do lado esquerdo). À saída, os mesmos 20 dolares por pessoa, portanto sugiro que guardem logo essa quantia e não lhe mexam mais até à saída da RD.
O hotel Bahia Príncipe Portillo hotel fica a cerca de 1h e 30 mins do aeroporto. Chegamos com chuva, e durante essa tarde e noite choveu sempre, mas tivemos sol maravilhoso durante praticamente todos os outros dias, com um ou outro aguaceiro à noite. No autocarro, durante o caminho para o hotel, preenchemos logo uns papéis para que o checkin no hotel ficasse logo feito, e deram-nos logo um envelope com a informação do hotel, incluindo o cartão chave do quarto, o que foi óptimo para evitar aquelas longas filas no checkin à chegada. Depois foi só esperar pelas malas. A guia da Soltour é portuguesa (incrível, não é?) e extremamente simpática e prestável, 5 estrelas. Uma simpatia nada forçada, muito focada nas necessidades das pessoas e com um forte sentido de competência.

Quarto
Não começamos propriamente com o pé direito. Apesar de os quartos estarem bem decorados e serem espaçosos, acabamos por trocar para um standard ainda no primeiro dia. Atribuíram-nos inicialmente uma júnior suite na zona mais remota do hotel (zona de habitações nº11) o que está mesmo ao pé das estrada e também do que parecia ser uma central de águas ou eléctrica que fazia um barulho notório durante o dia, o que se tornaria mais notório e certamente desagradável à noite.
Apesar do quarto ser uma júnior suite, sentimos de imediato o que viria a ser no fim o único ponto negativo da nossa estadia: o cuidado com as condições dos quartos em que estivemos.
Esta júnior suite, para além da localização algo precária, cheirava bastante a mofo (e não sou esquisito, já estive em locais extremamente húmidos (Borneo) ou simplesmente pobres e pouco confortáveis (deserto do Sahara) , a ventoinha de tecto tinha os fios pendurados, abanava de forma nada reconfortante quando ligada e a porta do quarto tinha 2 grandes rachas na madeira que davam para ver para fora e pelas quais fazia corrente de ar.

ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_IMG_1905Medium.jpg


Pedimos para mudar para mais próximo da recepção e atribuíram-nos um standard. Quando entramos, o respiradouro que está por baixo da banheira (de hidromassagem) estava caído no meio do chão e ferrugento e verificámos logo que o autoclismo não funcionava. Depois de pedirmos para resolverem a situação (foi rápido) verificámos que ambas as situações eram recorrentes, pelo que depois de avaliar a sua relativa pouca importância, decidimos esquecer e ficar por ali, até porque o quarto estava bem localizado. Acredito que não sejam todos os quartos assim, mas convenhamos, uma coisa é estarmos no meio da selva no Borneo, a centenas de quilómetros da civilização e sabermos que há certos luxos que não podemos exigir e aceitamos isso. Outra coisa é um hotel numa zona turística e classificado como sendo de 5 estrelas na República Dominicana e haverem situações destas. Uma situação má pode acontecer em qualquer hotel, agora várias situações recorrentes em dois quartos diferentes é algo não compatível com um hotel que está classificado como 5 estrelas. Deu para perceber que os quartos na zona mais remota do hotel estão descuidados ... inclusivamente, a piscina que está nessa zona está fechada há bastante tempo por causa de uma suposta "infiltração".
Bem, isto para deixar já de parte o que foi a parte negativa, que foi unicamente esta e logo à chegada.


Praia
As várias praias tipo baía que rodeiam o BP Portillo são simplesmente lindíssimas, tipo baía sem ondas rodeadas pelas habituais e belas palmeiras dominicanas. Em particular em frente ao hotel e para o seu lado direito, os recifes de coral protegem a praia da ondulação, criando uma piscina natural por cada baía existente J Perfeito para descansar na espreguiçadeira dentro de àgua e ficar de molho, brincar com a criançada, fazer snorkelling …

ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_Samana_1_IMG_2421Panorama.jpg


A temperatura da àgua é o normal desta costa atlântica das Caraíbas (tipo 26º/27º) Uma das surpresas agradáveis destas praias foi o facto de serem, na sua maioria, desertas. Mesmo a praia em frente ao hotel, não havia muita gente concentrada num mesmo local, até porque entre as várias praias onde se pode estar ou passear, mais a piscina e as actividades do hotel, raramente havia uma grande concentração num só local. Tendo hotéis nas imediações, esta é de longe a melhor zona de praias que já vi na República Dominicana, chegando a competir com algumas praias virgens tipo La Palmilla e afins.

ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_4_IMG_2255PanoramaLarge.jpg


A qualidade do snorkelling foi uma surpresa muito agradável. O tamanho dos recifes de coral que estão nas imediações e a diversidade existente, em particular nos recifes mais longínquos da praia surpreendeu-me. Só é pena que durante a maré baixa hajam energúmenos (desculpem, mas não há outra designação possível) que se põem a andar em cima dos recifes como se aquilo fosse um bocado de betão ou a calçada lá da vila.
Aqui estão algumas samples dos pequenos videos que fiz debaixo de àgua em Samaná:


http://www.youtube.com/watch?v=iWjQjsPZ4mU
http://www.youtube.com/watch?v=Z84JCuQuINg
http://www.youtube.com/watch?v=aG5Tn4_yu_Q
http://www.youtube.com/watch?v=9V9O5EvWi5w

ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_P1010516Medium.jpg


Fazendo um pequeno exercício mental, durante as minhas largas horas de snorkeling (onde acabei por filmar quase 1h de vídeo debaixo de àgua) cheguei a contar cerca de 20 a 25 espécies de peixes diferentes, 4 a 5 espécies de coral diferente, para além de ainda ter conseguido ver uma moreia, no recife maior e mais distante, à direita da praia do hotel. Às vezes compensa ficar algum tempo parado num só local, à espera do que se possa ver … Nas paredes de coral voltadas mais a norte, há muita sedimentação em cima do coral e menos visibilidade (cerca de 5m e 8m) mas à medida que nos afastamos um pouco da praia (tipo 15 a 20m para dentro) e nos corais mais voltados a sul, há maior visibilidade e mais côr no coral muito menos sedimentos, maior variedade e quantidade de peixes e de coral.
Se forem adeptos de snorkeling, levem de cá o equipamento (compra-se algo razoável a preços aceitáveis na Decatlhon ou Sport Zone) e não esquecer no mínimo uma tshirt apropriada (para evitar escaldões nas costas e ombros) bem como a colocação abusiva de protector solar na barriga das pernas e calcanhares. Não poupem no protector nessas áreas, se ficarem tipo 1h ou mais a fazer snorkelling nas horas em que o sol incide mais directamente e de forma vertical.

ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_8_IMG_1918PanoramaLarge.jpg
 

calu

Membro Conhecido
Parte 2

Claramente, não são praias para quem goste de ondas, pelos motivos já referidos (protecção da barreira de coral).
Os chapéus de sol são enormes, chegando a dar sombra para 3 espreguiçadeiras e há bastantes. Nunca tivemos grande problema em encontrar um livre, desde que não se chegue demasiado tarde à praia.
Ao final da tarde e se estiverem deitados ou sentados na areia, às vezes somos mordidos por uns bichinhos pequenos da areia, tipo uma versão muito pequenina dos “pulgões” brancos que se vêem em algumas praias portuguesas. Aconteceu-me uma ou duas vezes durante a semana toda. A minha mulher e filha não deram por eles sequer.

ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_11_IMG_1672PanoramaLarge.jpg


Serviços do hotel

De uma forma geral, o serviço do pessoal do hotel foi muito bom, quer nos restaurantes, bares e na arrumação do quarto. Principalmente o serviço no restaurante principal buffet foi sempre 5*, muito rápidos e atenciosos. O restaurante asiático tinha muito pouco pessoal a servir, tendo em conta a sua dimensão, o que levava a um tempo de espera superior aos outros. Os daiquiris do empregado chamado Eusébio (é mesmo o nome dele!) são simplesmente fabulosos :p O pessoal bar da praia foi excelente. Está mesmo em cima da praia, é um local idílico para almoçar, com vista para a baía lindíssima ali a 5m de distância. Pode-se almoçar também. Sempre que precisámos de toalhas de praia ou de trocar, não tivemos problemas. Não percam é o cartão das toalhas, senão são 20 dolares de “prenda” por cada toalha, no dia do retorno a Portugal.
A limpeza dos quartos foi feita a horas e no máximo até à hora de almoço. Quando uma ou outra vez fomos ao quarto por volta da hora de almoço, o quarto já estava arrumado. Nós deixámos sempre a indicação para limpar na porta, o que sempre ajuda. Não foram muito generosos com as trocas das toalhas de banho, mas nada de preocupante.

Restaurantes e bares
No restaurante principal tipo buffet, a comida foi sempre de boa qualidade e variada. Não nos fartámos da comida e conseguimos até variar com uma certa frequência. Aproveitar quando há algum peixe bom. A manga, meu deus a manga era TÃO saborosa :p. Todas as noites havia um tema culinário por país, o que ajudava à variedade. A conservação dos gelados deixava a desejar, já que estavam muitas vezes a derreter. Os outros restaurantes onde fomos (italiano, asiático e gourmet) eram bons, sendo que destes, o nosso preferido foi talvez o asiático, provavelmente derivado aos nossos périplos pelo Sudoeste Asiático.

ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_P1010589Medium.jpg


O bar da praia tem hambúrgueres, cachorros, massa, fruta, bolinhos, etc. Muito agradável para quando não apetece sair de perto da praia.
Num dos dias, montaram um bar dentro do mar, na praia e fizeram uma churrascada directamente na areia da praia (hambúrguer, cachorros, fruta, etc) Muito agradável e conveniente para não se levantar uma palha!

ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_1_1.jpg
ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_2_1.jpg


À noite, e caso tenha chovido, por vezes aparecem uns mosquitos muito pequeninos. Os repelentes não são muito eficazes contra estes “amiguinhos”. Se forem susceptíveis a serem habitualmente picados, besuntem-se levemente com Óleo Johnson que assim eles não conseguem picar (dica de um guia, mas que funciona). Pessoalmente, só demos por eles na noite em que houve a festa na praia.
Uma nota adicional interessante: à entrada de todos os bares e restaurantes, há sempre gel desinfectante/limpeza disponível.

Animação
A animação divide-se por várias áreas do hotel. No que toca à animação “diurna”, as actividades concentram-se na piscina e algumas na praia. Merengue, jogos, pequenas competições, volley, etc. Boa variedade e o pessoal da animação era 5 estrelas, em particular o incontornável Casanova, uma autêntica força da natureza J (Hola, Hola, Casanova!) É o autêntico coelhinho Duracell, não se lhe acabam as pilhas. A animação nocturna é compreendida de vários espectáculos, alguns muito divertidos, coordenados e levados a cabo pela equipa de animação. Há também alguns concursos onde participa pessoal do público. Esta animação nocturna divide-se entre o teatro interior do hotel (Tropicana) e o belo e típico Pueblo Príncipe, onde há igualmente várias lojas para comprar os recuerdos. Os preços não me pareceram exagerados, apesar de ser obviamente mais caro que nas vilas como Las Terrenas (apanhar um táxi, se quiserem dar uma volta fora dali).
Uma das noites há uma festa na praia, onde pedem para o pessoal ir vestido de branco e para além do espectáculo do pessoal do hotel, há música para dançar, bebidas, etc, muito divertido. Andava lá um dos elementos da animação pintado de branco, a fingir de nativo pintado para uma cerimónia … comentário da minha filha de 3 anos “Papá, o senhor caiu num barril de farinha?” :p
Por falar em crianças, há animação específica para eles e é bastante boa, já que há um clube de animação/daycare dedicado às crianças com actividades praticamente o dia todo e até algumas à noite, incluindo uma “noite” de discoteca para eles no Pueblo Príncipe. Muito bom.

ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_P1010401Medium.jpg

 

calu

Membro Conhecido
Parte 3

Actividades aquáticas
Do lado esquerdo da praia do hotel podem-se alugar vários equipamentos aquáticos. Tudo o que não tem motor é grátis, mediante um tempo de utilização. Equipamento de snorkelling (1h de cada vez), canoas, etc. É uma equipa com muita fraca organização e coordenação, mas com alguma boa vontade.
Quem goste de Kite surf, tem a possibilidade de experimentar (fora dos serviços e zona do hotel) na praia logo a seguir à do hotel, para o lado esquerdo.

ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_3_IMG_2322PanoramaLarge.jpg


Excursões
Optámos por não fazer nenhuma excursão, ao contrário do que habitualmente fazemos. Costumamos fazer as nossas próprias excursões :p mas desta vez nem isso. Ainda estivemos para contratar a de Los Haitises, mas acabámos por não o fazer. Para começar, achei os preços estupidamente caros (e não uso esta expressão de ânimo leve). Pela Soltour, €85 é o mais barato para qualquer excursão do que eles chamam “dia inteiro” (falo de Playa Rincon, Cayo Levantado, Los Haitises) , mas que na prática por vezes se resume a chegar às 4 ou 5 da tarde ao hotel. Por outro lado, e mesmo depois de ver que conseguiria preços mais baixos por exemplo através dos vendedores na praia , decidi que iamos aproveitar a beleza tremenda das várias praias circundantes e explorar mais aquela zona. Pagar quase €250 (2 adultos e 1 criança) para ir ver mais uma ou duas praias bonitas, almoçar, ir a um pueblo para nos venderem algumas coisas e depois voltar ao hotel, pareceu-me um contrasenso e algo que não nos interessava, ainda mais quando as praias que rodeiam o hotel já são lindíssimas e podemos lá estar o tempo que quisermos sem pagar.
Optámos por aplicar parte desse dinheiro num photo shoot em família. Depois de dar uma vista de olhos ao seu bom trabalho na loja do Pueblo à entrada do hotel, contratámos a bonita e extremamente simpática fotógrafa Clara para fazermos uma sessão fotográfica familiar, numa das zonas mais bonitas da praia. Como eu e a minha mulher costumamos viajar sozinhos (por preferência pessoal), raramente temos muitas boas fotos os 2, ou agora os 3, com a nossa filhota. Assim, achámos que seria uma óptima oportunidade de ficar com uma boa quantidade de fotos familiares de grande qualidade num local singular. Não nos arrependemos. Não achei barato, nem caro. Pagámos €65 por 20 fotos tiradas num espaço de 15 minutos. Olhando agora para as fotos, até valem bem mais.

Em suma, umas férias que eu pessoalmente esperava que fossem “boas”, (não tinha a expectativa de umas Maldivas ou Malásia) transformaram-se em algo de memorável, em particular devido à beleza natural do local, deveras singular e que, após uns breves passeios ainda no primeiro dia, passou de imediato a fazer parte do nosso imaginário de viagens.
Quem gosta de praias lindíssimas tipo “virgem” com pouca gente, que emanam uma sensação de calma e tranquilidade, não deve ter melhor sítio na República. Dá para andar pela praia fora, encontrando baías lindíssimas, quer para o lado esquerdo do hotel, quer para o lado direito. O lado esquerdo é o meu preferido, até porque do lado esquerdo estão a começar a preparar um tipo de apart hotel com tipo umas moradias para aluguer.

ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_9_IMG_1836PanoramaLarge.jpg


Termino com uma introspecção ao que considero ser o principal objectivo deste tipo de viagem:

Ao início da tarde, enquanto passeava tranquilamente por estas praias lindíssimas, ladeadas por densos anéis de palmeiras, contemplando o mar verde esmeralda polvilhado por nenúfares de coral, senti-me invadido pela brisa vespertina, fazendo levitar os meus problemas e preocupações em direcção a uma dimensão diferente daquela onde me encontrava isolado em feliz e inocente retiro.
Parei então, fechei os olhos, e inspirei profundamente, tentando absorver a essência do que me rodeava. Nada mais se ouvia que o longínquo quebrar das ondas no recife de coral e a brisa reconfortante do mar a fazer dançar as folhas das palmeiras.
Sentei-me na areia e senti verdadeiramente que tinha encontrado um novo local e um novo momento para onde me poderia transportar sempre que precisasse de encontrar paz de espírito.

Este é o efeito que procuro como viajante. Samaná correspondeu.


ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_IMG_2476Medium.jpg
 

Maggie

Membro Novo
Simplesmente fantástico.

Já tinha ouvido falar bem da República, mas especificamente de Samaná não tinha qualquer indicação.

Um bom local para visitar...
 

calu

Membro Conhecido
Maggie disse:
Simplesmente fantástico.

Já tinha ouvido falar bem da República, mas especificamente de Samaná não tinha qualquer indicação
:p

Gostei muito quando estive em Punta Cana e Bávaro, mas acho Samaná muito mais interessante (pelo menos para o meu gosto) particularmente pela sensação de isolamento, pouquissima gente e pela qualidade das praias.

Deixo mais duas fotos do hotel, da zona do lobby.

ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_IMG_1555.jpg



ai138.photobucket.com_albums_q278_CarlosLuz_P1010374.jpg

 

alves

Membro
Olá Calu.

Fizeste um execelente report. Adorei ver e "conhecer".

Quanto às fotos estão fantásticas, óptimos pormenores! Parabéns! (adoro fotografia, mas sou amador!):p

Um à parte
 

calu

Membro Conhecido
alves disse:
Fizeste um execelente report. Adorei ver e "conhecer". Quanto às fotos estão fantásticas, óptimos pormenores! Parabéns! (adoro fotografia, mas sou amador!):p
Obrigado ... eu também sou, vou "amador-ecendo" aos poucos :p

alves disse:
 

Enasor

Membro Novo
Olá a todos!!!
Depois dever este Report não consegui ficar indiferente, tenho que comentar....
Até fico arrepiada, isto porque estive 15 dias em Junho no El Portilho, e o hotel é isso mesmo... maravilhoso....
Já estive em Punta Cana mas para mim o Samaná é a beleza da RD, não há palavras para descrever.
A natureza ali é fabulosa é algo maravilhoso.
Vim de lá apaixonada!!!
Este Report é o verdadeiro El portilho, acreditem..
Só quero acrescentar uma peq coisinha, este hotel esta verdadeiramente adaptado para as crianças. Uma das animadoras, a "Azúcar" é maravilhosa, até na hora do jantar ela não deixa as crianças, e janta com elas. Posso dizer que os meus dois filhos adoraram e que a minha filha de 2 anos e meio esta sempre a falar na Azúcar.
Com certeza é um destino a repetir.
 

Maggie

Membro Novo
Obrigada Calu por mais estas fotos.

Este ano já marquei as férias, vamos para a Jamaica a 13 de Setembro para o Riu Montego Bay, mas inicialmente era República que queriamos. Mas a promoção para a Jamaica foi aliciante.

A república ficará para outro ano....
 

calu

Membro Conhecido
Enasor disse:
Olá a todos!!!Já estive em Punta Cana mas para mim o Samaná é a beleza da RD, não há palavras para descrever. A natureza ali é fabulosa é algo maravilhoso. Vim de lá apaixonada!!!
Subscrevo a 100% :p

Enasor disse:
Só quero acrescentar uma peq coisinha, este hotel esta verdadeiramente adaptado para as crianças. Uma das animadoras, a "Azúcar" é maravilhosa, até na hora do jantar ela não deixa as crianças, e janta com elas. Posso dizer que os meus dois filhos adoraram e que a minha filha de 2 anos e meio esta sempre a falar na Azúcar.
Apesar de a nossa filhota de 3 anos ter andado sempre connosco (uma das nossas idéias para estas férias era conseguir passar mais tempo com ela) deu para perceber que as animadoras eram 5*.

Maggie disse:
Este ano já marquei as férias, vamos para a Jamaica a 13 de Setembro para o Riu Montego Bay, mas inicialmente era República que queriamos. Mas a promoção para a Jamaica foi aliciante.
A república ficará para outro ano....
Por acaso antes de marcar para Samaná, chegámos a ter reserva feita para o Montego mas depois de ver alguns vídeos, acabei por optar pelo tipo de praia de Samaná. No nosso caso, Jamaica ficou para o ano :p Cá esperamos o report :p
 

Bee

Membro Conhecido
Calu obrigada pelo report.

Estive de 11 a 19 Agosto no Portillo.
Ia fazer um report mas já disseste tudo. Assino por baixo tudo o que foi dito.

Nós também fomos colocados mesmo à entrada do resort. Vila 24… tínhamos que andar ainda um bocado mas não me importei… Foi uma semana de papo para o ar, sempre a comer que caminhar um pouco até fazia bem. (um aparte – as mangas são deveras deliciosas… as melhores que já comi… cada vez que comia uma a minha cara de satisfação era tal que o meu marido dizia que até tinha vergonha da minha figura. Dizia-me: “quem te vir diz que és tolinha… até parece que nunca comeste manga!” e a verdade é que daquela não)

Quanto ao quarto só mesmo o cheiro ao mofo mas pelo que parece o problema é geral, todos com quem falamos se queixavam, mas tendo em conta o clima e o facto dos quartos estarem sempre fechados por questões de segurança acho que é normal. Também para o tempo que passamos nele deu perfeitamente. Além disso o cheiro é mesmo uma questão de humidade porque limpeza e troca de toalhas, pelo menos no meu quarto, era 100%.

Gostava ainda de salientar o seguinte, sempre que precisei de me dirigir a algum funcionário, desde o restaurante à recepção, da animação á limpeza fui sempre muito bem atendida. Não há dinheiro algum que pague a simpatia, educação e boa vontade. Mesmo que não precisássemos de nada sempre que algum funcionário passava por nós pelo menos um “Olá” era dito.
È verdade que eles estão lá a ser pagos para trabalhar mas se pudermos ser também educados não custa nada e as pessoas até nos atendem com mais gosto.
Tenho lido noutros fórum reclamações dos empregados que eram antipáticos. Podem existir excepções mas custa-me a crer que se isso aconteceu tenha sido apenas por má educação.
Assisti a algumas situações que se fosse eu a empregada saltava-me a tampa, mas eles sempre encaravam aquilo com um sorriso. Não falo dos portugueses mas de alguns alemães e franceses mal-educados e desrespeitadores com os empregados, pensando que eles eram escravos. Nessas situações acredito que nem sempre a atenção tenha sido a melhor mas também alguns só falta andar com eles ao colo. Bem mas isto foi apenas um aparte.

Ao contrário de vocês nós fizemos 2 excursões, Playa Rincon e Los Haitises.
Concordo que os preços são exagerados mas preferi fazer pela Soltour porque em caso de azar sempre tínhamos seguro. Os vendedores da praia são mais baratos mas não arriscamos.…

Playa Rincon
Muito bonita. Tem mais ondulação que a praia do Portillo mas nada de mais. Praia virgem com muito verde e azul à mistura. No dia que fomos o tempo estava encoberto mas mesmo assim era lindo. É verdade que a praia do Portillo não fica atrás mas não me arrependo de a ter feito. Para lá fomos de lancha e no regresso de geep safari… passamos nas aldeias mais isoladas e pudemos ver um pouco a realidade deles. Pobres é certo mas sempre com um sorriso nos lábios.

Los Haitises
Esta sim, não me arrependo mesmo. Apesar de não fazer parte do programa tivemos a imensa sorte de ver golfinhos. Fomos a 2 grutas com muitos morcegos de cabecinha para baixo mas inofensivos, vimos dezenas de pelicanos, gaivotas e dezenas de outras aves. Eu só dizia ao meu marido: “parece que estou em casa a ver um programa da BBC Vida Selvagem”.
As ilhas que eles chamam de “cayos” tinham arvores com dezenas de aves quem nem se mexiam á nossa passagem. Até elas vivem do lema “no stress”…
Eu gostei muito.

Não me alongo mais. Só acrescentei isto para quem quiser ter uma ideia das excursões. Depois vou tentar colocar algumas fotos.
Qualquer pergunta, estou à disposição.
Debora
 

calu

Membro Conhecido
Olá Debora.

obrigado por partilhares a tua experiência neste tópico :p

Ehehehe a cena da manga ... é mesmo assim ... não é fácil conseguir comprar cá manga que seja sequer remotamente parecida com aquela que se come por terras de Samaná (ou República, no geral). Por vezes quase se começa a fazer ruídos pouco próprios ... lol :p

A questão do mofo penso é bastante evitável. Já estive em inúmeros locais com em que a humidade até é superior e os quartos não cheiravam a mofo. Penso que tem a ver com a construção dos quartos e de haver algum "respiradouro" nos mesmos (acho que foi em Cuba, e na Tailândia que os quartos tinham isso). De qualquer forma também concordo, pelo tempo que se lá passa ... :p

De facto, também gostei muito do pessoal do hotel em geral. A única excepção à regra foi mesmo a recepção, mas também só tive que lá ir 2 ou 3 vezes.
Obviamente que há excepções, mas por norma acredito na regra do "comportamento gera comportamento" ou seja, se formos simpáticos, a probabilidade dessa simpatia nos ser devolvida é grande.

Estou curioso para ver as fotos de Los Haitises :p
 

Bee

Membro Conhecido
Ola,

Para começar e para que se roam de inveja cá vai uma foto das frutinhas de Samaná

ai997.photobucket.com_albums_af98_deboraruben_DSC00403.jpg
[/IMG]
 

jfreitas

Membro Conhecido
Estive no el portillo em junho/09 concordo em absoluto com tudo o que foi dito neste tópico.
fui a Los Haitisis, em bora nessa altura já me tivesse mudado para Cayo Levantado. O norte da %RD tem uma beleza natural e inexplorada que dificilmente é igualável nas caraibas (talvêz só por Sian Ka'an no méxico).

Excelente report Carlos Luz... parabens
ps: só te faltou filmares uma serpente marinha...
 

calu

Membro Conhecido
Débora, isso não se faz!!! Pôr uma pessoa a babar-se para cima do teclado do portátil, sinceramente ;);) Que brutalidade essa manga ... ;) ... a papaia não a achei nada de mais, em Cuba é que apanhei papaia muito saborosa.

Realmente Playa Rincon tem uma envolvência única, mesmo quando as fotos não são muito favorecidas pelo tempo ... no entanto, quando está o tempo nublado, acentua aquele tom esverdeado do mar que também fica muito belo. Óptimas fotos!

jfreitas disse:
Estive no el portillo em junho/09 concordo em absoluto com tudo o que foi dito neste tópico. fui a Los Haitisis, em bora nessa altura já me tivesse mudado para Cayo Levantado. O norte da %RD tem uma beleza natural e inexplorada que dificilmente é igualável nas caraibas (talvêz só por Sian Ka'an no méxico). Excelente report Carlos Luz... parabens ps: só te faltou filmares uma serpente marinha...
Obrigado José ;) Bolas, se visse uma serpente, provavelmente só a veria de relance, enquanto fugia a sete pés :p j/k
Não cheguei a ir a Sian Ka'an (não era muito divulgado quando estive em Tulum em 2001), mas pelo que já me disseram recentemente, é de facto um local único no México.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Obrigado José ;) Bolas, se visse uma serpente, provavelmente só a veria de relance, enquanto fugia a sete pés ;) j/k
Não cheguei a ir a Sian Ka'an (não era muito divulgado quando estive em Tulum em 2001), mas pelo que já me disseram recentemente, é de facto um local único no México.
Quanto á serpente... com todo o medo... a curiosidade é maior... apesar de... confesso... ter bebido uns "litros" de água cada vez que se virava pró meu lado...

Quanto a Sian Ka'an é de facto algo único mas Los haitisis tb. Hoje ir a Sian Ka'an é demasiado arriscado por causa do tráfico de droga... é uma zona demasiado remota e apenas "controlada" por militares que não se sabe até que ponto estão tb envolvidos no tráfico.
Vou pôr aqui uma foto da serpente...
 
Top