Novidades

Destinia e Dominicanatours ou a ultima vez que fui a 1 aeroporto

pedronb

Membro
Fica o alerta de quem sempre gostou de viajar e que nunca mais irá a 1 aeroporto!

Gastei 1210 euros para ir de férias e fiquei em casa! Daquelas coisas que só acontecem aos outros...estou a tentar recuperar alguma coisa...mas não está fácil!

Da próxima vez podes ser tu!

Assunto: Recusa de embarque a passageiros portadores de bilhete válido 30minutos antes do voo e recusa de troca de Voo IBERIA / DESTINIA
Exmo. Sr. David Lopez - Destinia.com
Reservei no Vosso site duas Viagens ida (dia 01 de Junho 2010) e volta (dia 09/01/2010) entre Lisboa e Madrid: Reserva 69080
Moro a 150Km do Aeroporto de Lisboa não tendo este ligação a comboio ou metro sendo o único acesso pela via rodoviária.
No dia 1 de Junho durante a deslocação para o Aeroporto tive um furo e encontrei trânsito congestionado, tendo chegado ao aeroporto 30 minutos antes do voo encontrei o “check-in” fechado, dirigi-me então ao balcão da IBERIA para solicitar o embarque que me foi recusado, achei estranho uma vez que o percurso para a porta de embarque seria de 5 minutos e não tinha malas, a recusa foi segundo me informaram devido ao avião se encontrar cheio, provavelmente por terem vendido os meus bilhetes a outras pessoas.
O overbooking já deixou de ser segredo.

A funcionária da Iberia informou-me de que para fazer alterações teria de contactar Destinia o que fiz imediatamente pelo telefone tendo me sido dito que o Voo estava cancelado antes da partida do mesmo?
Se a Iberia vendeu o meu bilhete e tem o avião cheio pelo menos devia dar a possibilidade ao cliente de viajar noutro dia?
Tenho o voo de retorno pago para dia 9 de Junho ou será que também não é possível altera-lo?
Tentei modificar a reserva mas não me parece que isso seja possível no site, pelo que solicitava o crédito em conta do valor pago 81.14 euros para poder efectuar nova reserva.
Tratava-se de um Voo de ligação para outro Madrid - Punta Cana o prejuízo como calculam foi ainda maior.

Localizador: VDTES2010051xxxxxxxxx Localizador Tour Operador: 674336
Descripcion de su solicitud de Reserva
Punta Cana - República Dominicana
Barcelo Dominican Beach 4* Semi Lujo
todo incluído
Doble
9 Dias / 7 Noches
2 pasajeros
Con salida el 01/06/2010 y regreso el 08/06/2010 Estado de la Reserva
Confirmada
Estado del Hotel
OK
Documentación enviada: 27/05/2010
Pasajeros
Nombre: Pedro
Nombre: Maria
Vuelos
Salida Regreso
Fecha Salida Llegada Estado Fecha Salida Llegada Estado
01/06/2010 14:55 17:30 OK 08/06/2010 19:30 09:35(+1) OK
Madrid - Punta Cana Punta Cana
Aerolínea: plm2008 Punta Cana Punta Cana - Madrid
Aerolínea: plm2108
Origen Destino Fecha Horario
Salida Horario
Llegada Aerolínea Estado
Precios
Total: 1130 €
Contacto: Pedro
Comentarios
Pagos
Fecha MedioPago Ref Importe
18/05/2010 Tarjeta Crédito bbva 565 €
Seguimiento
Fecha: 19/05/2010 12:10:03 Agencia
Comentario: Bom dia, O numero de conta seria CAIXA GERAL DE DEPOSITOS, Conta: 0035 0137 0000 5217 1305 6,ou um depósito em efectivo: 0137 005217 130, e enviar posteriormente ao fax 00 34 911858919 ou ao e-mail [email protected] o comprovante da referida transferência.
________________________________________
Fecha: 27/05/2010 13:22:22 Cliente
26/05 Necessitava de los documentos de embarque por email Muchas Gracias
________________________________________
Fecha: 01/06/2010 18:10:37 Cliente
Comentario: Perdi lo vuelo de conection de IBERIA cheguei 30 minutos antes da hora de salida e no me deixaram embarcar. Que estoi a 150km do aeroporto e lo coche ai um furo a la roda. Já echo una solicitacition de cambio de la reserva a las 10H se puder viajar em otro dia? Muchas gracias
________________________________________
Fecha: 02/06/2010 17:37:38 Cliente
Comentario: Mi ferias este mes terminam lo 15 se pudesse viajar hasta lo 7 era ideal, si vos gusta mais me poderan enviar um vale que pueda usar em outra ocasion com vos outros

Preambulo
Á tempos vi na TV uma reportagem relativa à Afica do Sul em que se relatava que embora o apartaid tivesse acabado entre Brancos e Pretos, tinha no entanto surgido um novo entre ricos e pobres. Um exemplo uma rua de vivendas de classe alta fechada a tijolo nos 2 topos a tijolo/betão e arame farpado, com cancelas e guardas armados.
A ligação parece-vos talvez estranha para o tópico mas o se que vive na sociedade actual é idêntico e passo a explicar:
A tirania repressiva em que as pessoas que eram contra o regime eram presas passou a tirania do capital em que bancos, seguradoras, farmaceuticas, petrolíferas, companhias de aviação ditam as suas regras e o "povo" sofre-as sem que as supostas entidades supervisoras tenham qualquer intervenção digna de nota.

Exemplos:
a) Quando os bancos abrem falência os depositante ficam se o dinheiro, quando tem lucros de milhões (o que se passa quase todos os anos) o Banco de Portugal não os confisca para pagar aos depositantes que ficaram sem nada na concorrencia!
b) Um compadre levou 1 tiro no seu burro e a seguradora só pagou metade do burro porque o Perito da seguradora diz que a outra metade não tinha levado nenhum chumbo. (Apesar de inventada reflecte a realidade)
c) Farmacêuticas vejam o filme "O fiel jardineiro"
d) GPL mais barato que o gasóleo muito menos poluente apreciado em toda a Europa boicotado desde sempre por Petrolíferas/Estado deu à pouco tempo uma reportagem na SIC sobre isso.
 

pedronb

Membro
E as Companhias aérias/agências de viagem:
a) O aeroporto de Lisboa existe à mais de 50 anos sem ligação directa ao metro/comboio/Rede Expressos (ao contrário da maioria dos europeus) porque? Com as estações de metro e comboio a quê 2 km de distância (areeiro/olivais/alvalade)? Já experimentaram apanhar um taxi no areeiro para o aeroporto?...
Resposta: Táxi é sem dúvida uma das palavras chave para responder a isto. Ou alguem tem dúvidas de que se trata do destino Taxi mais rentável da cidade.

b) Tenho de ir para o aeroporto 2 horas antes de um voo que dura 1 hora porquê? Quando vão apanhar o AlfaPendular para o Porto vão para a estação do oriente (que tem metro) 2 horas antes? Ou se vão para Faro 2 horas antes para a Rede Expressos de Sete Rios (que tem metro). O custo operational de um charter é superior ao Alfa Pendular, nunca viajaram num voo europeu com 50% de lugares livres? Como moro a 150km de Lisboa e levo 2 horas a chegar o melhor é ir de carro para Madrid levo o mesmo tempo 5H (deslocação + seca aeroporto + voo) e é mais cansativo. Será?
Resposta: Para poderem fechar o balcão de check in e venderem o vosso bilhete low cost a 3/4 vezes mais, a alguem que esta aflito para viajar em cima da hora, ou porque fizeram overbooking e o voo já está cheio.

c) Tenho de confimar o voo via telefone no dia antes porquê e não o comboio ou a camioneta?
Resposta: São só os aviões que avariam no dia anterior, os descarrilamentos, inundações e quedas de árvores são todos previamente marcados pela CP, Refer e Rede Expressos. Ou melhor como já me aconteceu a mim decidem que o voo afinal sai um dia mais cedo...

As minhas histórias
Belgica: Como era estudante e tinha de apanhar transportes públicos para chegar ao aeroporto a 180km de distância devido à hora do voo e a hora do 1ª transporte publico dos 3 que tinha de apanhar cheguei depois da hora do voo.
Resolvido: A agência em portugal pagou uma nova passagem e assumiu o erro. Não sabia que era tão longe e que os transportes eram menos ao domingo.

Paris: Cheguei ao aeroporto 2 horas antes do Voo e infomaram-me que o voo tinha saido 1 dia mais cedo como não liguei no dia anterior...
Resolvida DECO.

Açores: Voo às 10H às 13.30h ainda não se tinham dignado a dizer que havia um atraso, queriam dar-nos refrigerantes, só saiu às 15.30.
Resolvido A sata pagou o almoço após se ter armado grande confusão no aeroporto.

Senegal: O voo TAP Classe EXECUTIVA (apesar de marcado com 3 meses de antecedencia já só havia executiva,,,) era às 22 e saiu às 6h aeroporto de Dakar tudo fechado, nem água da torneira se pode beber, aproveitei uma garrafa de água a meio esquecida numa mesa (tinham bebido pelo copo). Ficou conhecida pelo "assalto ao avião" não havia reserva de lugar à volta de Dacar e todos queriam os meus lugares de executiva. Viemos nos lugares normais
Resolvida: TIA (this is africa) e na altura não havia legislação a proteger os passageiros.

Acho que já chega para demonstrar que as companhias aéreas / agências tratam os passageiros como lixo, e quando alguem lhes pede um pouco...de flexibilidade...já o avião está cheio porque o vosso bilhete já foi vendido.

Espero que este doloroso relato ajude muita gente a pensar 2 x antes de ir para um aeroporto e/ou comprar viagens em que paguem 100% adiantado o que infelizmente é "standart"! Isto porque o estado de espirito meu e da minha esposa que praticamente se encontra a chorar à 2 dias seguidos sem parar, sem comer nada, sem sair do quarto, não será muito diferente de uma reclusão em Caxias! É o que acontece quando se anda meio ano a pensar nas férias e a trabalhar sábados, domingos, feriados e noites para as pagar.
Esta viagem representava um esforço de poupança e de muito trabalho,

Desculpem o desabafo mas trabalhamos os 2 na área da saúde e passamos 24h dia, 7 dias por semana, a ajudar pessoas de uma forma por vezes muito flexivel e contra as normas estabelecidas, essa atitude chama-se humanidade e é o que nos destingue dum animal ou de uma máquina.

"Quem paga adiantado fica mal servido", agora que tudo se paga adiantado, quem é que nos salva quando a situação corre mal?
 

jfreitas

Membro Conhecido
OLá Pedro, Lamento a situação que estás a viver e espero que se resolva da melhor forma...

Acho que tudo, muitas vezes depende da boa ou da má vontade de quem vende... é isso que destingue as agÊncias.. não é o preço porque básicamente todas vendem o mesmo dos mesmos operadores...

Peder aviões nunca me aconteceu, tenho algumas histórias de atrzos mas nada mais do que isso...

Quando vou para Madrid tento ir de carro e quando posso com largas horas de antecedência (se possível no dia anterior ou dormir a meio caminho para não ter surpresas.

Vivo a 70km do aeroporto e como não arrisco... saio sempre com tempo para poder inventar se algo correr mal. Acho que é isso que tem de ser feito...

Já me aconteceu apanhar acidentes na autoestrada e ficar a ver o tempo a passar. por sorte resolveram-se rápido.

Acho que deves tentar pressionar a agência porque eventualmente não pagaram o hotel e pelo menos parte do dinheiro poder ser recuperado.

nas viagens... de avião o "no show" é muito dificil de resolver.. só mesmo com boa vontade dos operadores...
 

pedronb

Membro
Ainda se lembram desta?

Terminal A - Falência e processo de reestruturação


Dado que pelo direito comercial espanhol, os consumidores surgem em último lugar na graduação de credores, a empresa sugeriu ser ela própria a lidar directamente com as reclamações dos consumidores tentando evitar que estes entrem no procedimento de falência.



Os sites importantes
Centro Europeu do Consumidor

Formulário de reclamação genérico exemplo: viagem (Só valido para empresas com SEDE na União europeia=cuidado)
http://cec.consumidor.pt?cr=7820

Envio automático e guardar no disco.


Sistemas de compensação

O regulamento reconhece direitos aos passageiros nas seguintes situações:
  • Recusa de embarque contra sua vontade.
  • Cancelamento de voos.
  • Atraso de voos.
http://europa.eu/legislation_summaries/consumers/protection_of_consumers/l24173_pt.htm

Formulário de reclamação relativo a transportes aéreos
http://ec.europa.eu/transport/passengers/air/doc/complain_form/eu_complaint_form_pt.pdf

Podem enviar directamente à companhia por fax email ou para as autoridades competentes http://ec.europa.eu/transport/passengers/air/doc/2004_261_national_enforcement_bodies.pdf
 

pedronb

Membro
Evoluções
Destinia
1ª Resposta: Compre outro bilhete.
2ª Devolvemos as taxas 28€ se assinar um compromisso de que esta queixa fica encerrada,

A taxa de cancelamento descrita nas condições gerais no site são 20 euros como paguei 80 aceito a devolução de 60 ou 1 vale de 80 para usar em novos voos.

NotaS:
O voo de regresso de dia 9 não tem direito a devolução (40euros) porque o de ida foi cancelado. Esta "norma" só vem no site espanhol da Iberia não no Português.
O site da DESTINA nem sequer tem nenhuma opção que permita alterar ou modificar voos.


Dominicanatours
Respostas
1ª Liga-me uma Sra. a falar brasileiro a dizer que me vai arranjar outra partida em 48h.
2ª A minha esposa liga ontem e tentaram vender-lhe 2 viagens novas.
Nota: a alteração foi pedida 5 horas antes do Voo logo no aeroporto pela net. A companhia voa para este (hotel e) destino todos os dias.

Data: Tue, 1 Jun 2010 11:28:59 +0200 [01-06-2010 10:28:59 WEST]
De: [email protected]
Assunto: Solicitud de Modificación
Para: pedronb

awww.dominicanatours.com_images_correo1.jpg
awww.dominicanatours.com_images_correo2.gif
awww.dominicanatours.com_images_correo3.gifawww.dominicanatours.com_images_correo4.jpgINFORMACIÓN DE CONTACTOPedro Manuel Novais de barros, hemos recibido su solicitud de y estaremos procesandola a la brevedad, para ver el estado de esta solicitud
Los datos de Referencia son:
Código: 1xxx
Email: pedronb



Solicitud de Modificación

Estado
Nueva
Localizador:
VDTES20100xxxxxxxxxx
Solicitante:
Pedro
Telefono:
0035196xxxxxxx
Fecha inicio Viaje:
01/06/2010
Destino:
Punta Cana
Motivo:
Perdi vuelo de ligacion

Seguimiento

Agente: Cliente - Fecha:02/06/2010 22:16:40
Comentario:
Can I have a credit ou go another day?
Posso partir outro dia ou haver um credito para otra ocasion?

Da Dominicana nenhuma resposta a nenhum dos emails e mensagens. Ao telefone só se for para vender uma nova viagem.
 
Última edição por um moderador:

pedronb

Membro
30 dias sem solução á vista após as tentativas feitas com o banco no sentido de bloquear os movimentos de cartão de crédito e a transferência, resposta do Banco: tem de se queixar às autoridades competentes se pagou 1200 euros por uns emails "temos pena".

Para quem estava a pensar que "comprou na NET se tivesse ido à agência não lhe acontecia isso": O caso Marsans prova que para ser enganado basta pagar adiantado!

Ficam os 2 endereços de correio electrónico recomendados de APAVT para reclamar para além dos tribunais claro penso que só servem para portugal e no caso do provedor só para agências que aderiram à mediação por este. Mas para mim qualquer endereço serve...

[email protected]

[email protected]


Moral da história até agora:
Viagens que correm bem...são as que não se pagam adiantado!
 

luaviajante

Membro
Olá Pedro,

Foi a primeira vez que li os comentários acima, e realmente é triste.
Também tive de cancelar uma viagem com a Dominicanatours, mas no meu caso foi em Maio e os motivos foram alheios à agência.
No meu caso o dinheiro foi-me devolvido e já viajei posteriormente para a Republica mas no caso por Lisboa e com uma agência portuguesa.
Quanto ao voo que tinha de ligação para Madrid, também perdi todo o dinheiro pois apesar da história da nuvem se ter dado eu acabei por perder o dinheiro, no meu caso do outro lado da easy jet não há ninguém a responder aos emails enviados muito menos ao telefone.
É triste como não há nada nem ninguém que nos defenda, pagamos adiantado e algumas vezes ficamos mal servidos, mas pronto nada há a fazer!!! É o país em que vivemos!
Quanto à Dominicanatours não tenho qualquer razão de queixa já foi a 3ª vez que marquei viagens com eles e sempre que necessitei de alterar e cancelar tive os meus problemas resolvidos, por isso desejo-lhe o mesmo, que tudo se resolva pelo melhor.

:cool:
 

pedronb

Membro
Olá Ferreira e obrigado pelo interesse.

Nem respostas quanto mais reembolsos.

Nem do Instituto do consumidor europeu respondem.

Lá para o final de Setembro talvez fale com um Advogado amigo de infância, mas se os processos são caros em Portugal imagina em Espanha!
 

pedronb

Membro
FINALMENTE!

Queria actualizar a situação relativamente a estas duas reclamações, uma vez que o banco fez o estorno dos movimentos realizados através do cartão de crédito no dia 30 de Novembro de 2010, assim sendo:

Reclamação 71894/10/PT (destinia) - Resolvida o valor pago foi integralmente devolvido

Reclamação 71861/10/PT (Dominicana tours) - Valor da reclamação alterado para 565 euros em vez de 1130 euros uma vez que foram estornados 565 euros relativos ao pagamento por cartão de crédito (50% do valor total pago).


VIVA OS CARTÕES DE CRÉDITO e abaixo as transferências bancárias.


 
Top